Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Instituições, que somam oito, estão em uma rampa de crescimento gradativa e constante

Os institutos Senai de Tecnologia e Inovação do Paraná passaram por avaliações de maturidade que mostraram bom desenvolvimento dos processos e trabalhos das instituições em 2016. As avaliações, feitas pelo Departamento Nacional do Senai e pelo Instituto de Fraunhofer, da Alemanha, são norteadoras dos trabalhos dos institutos.

O Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, que funciona em Curitiba, atingiu um nível de maturidade alto para uma instituição com apenas três anos de funcionamento (o ISI começou a atuar em setembro de 2013). Conforme a avaliação de maturidade ou Maturity Check, o ISI atingiu o nível 4c, em uma escala de níveis que vai até 9.

Segundo Luiz Carlos Ferracin, gerente executivo de Inovação do Sistema Fiep, o bom desempenho do ISI de Eletroquímica se deve a alguns fatores, como estruturação estratégica interna; atuação com foco nas empresas que têm maior aderência às soluções tecnológicas e inovações, no qual o instituto se propõe a realizar; alto grau de assertividade nas discussões de interesse industrial; abordagem de temas industriais atuais com grande chance de sucesso após finalização do projeto; aproveitamento de editais e fomentos, que possuam condições de subsidiar parte do projeto; e uso de ferramentas internas do Sistema Fiep para atuação estratégica, como os Observatórios e o Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep. “Mesmo com três anos de operação, nossa atuação representa uma rampa de crescimento que corresponderia, na Alemanha, a uma expectativa de período entre quatro e cinco anos”, diz.

O processo de avaliação realizado pelos alemães e pelo Departamento Nacional do Senai verifica a situação atual do instituto em termos financeiros e de gestão. O objetivo, conforme explica o facilitador de pesquisa e desenvolvimento, Henrique Stefani, do ISI de Eletroquímica, é coletar informações e com elas enquadrar o instituto em uma escala de maturidade em que cada nível possui requisitos que devem ser cumpridos, anualmente, para se manter ou progredir.

Stefani acrescenta que o índice de 4c atingido pelo ISI em Eletroquímica possui requisitos desafiadores que devem ser cumpridos, tais como: todas as áreas de serviço em operação, 60% do investimento proposto já realizado, ter seu primeiro projeto de pesquisa e desenvolvimento concluído, nove projetos de pesquisa e desenvolvimento em execução, entre outros.

Para os próximos anos, a tendência, segundo Stefani, é de que o ISI atinja o nível máximo de maturidade em 2019, com sete anos de operação. "A projeção para que um instituto alcance o nível 9 de maturidade é de 15 anos. Um dos grandes marcos na escala de maturidade do instituto é o atingimento da sustentabilidade financeira que é planejado para se atingir em 9 anos juntamente com o nível de maturidade 6", explica.

Institutos de Tecnologia

Todos os sete institutos de tecnologia do Senai no estado tiveram boa avaliação por parte do Departamento Nacional, na opinião de Ferracin. O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, de Londrina, teve índice 7; com índice 6 ficaram os institutos de Construção Civil (de Ponta Grossa) e Madeira e Mobiliário (de Arapongas); com índice 5 aparecem os institutos de Papel e Celulose (de Telêmaco Borba) e Meio Ambiente (Curitiba); e com o índice 4 estão os institutos de Alimentos e Refrigeração (Toledo) e Metalmecânica (Maringá). “O importante é que todos os Institutos tenham uma Maturidade Similar e que cresçam juntos, para que nos tornemos coesos e fortes”, afirma.

Para Ferracin, até mesmo as diferentes notas de avaliação de cada um dos institutos pode ajudar toda a rede a se desenvolver em conjunto. “Muitos dos institutos estão em uma rampa de crescimento gradativa e constante. Outros atingiram um crescimento mais rápido, principalmente aqueles que já partiram de estruturas pré-estabelecidas no passado. A avaliação também aponta que alguns institutos estão com maior propriedade de sensibilização para encaminhar projetos. Temos que usar deste conhecimento interno de alguns institutos e replicar para institutos que obtiveram um grau de maturidade inferior”.

O desempenho dos institutos é bem avaliado, inclusive, na comparação com outros, presentes nos demais estados brasileiros. O Instituto Senai de Tecnologia da Informação e Comunicação, por exemplo, foi o único a receber, até o início de dezembro, o índice 7 de maturidade. “Outros institutos do Paraná estão posicionados dentro da expectativa. Mas precisamos estar em alerta constante para que esta rampa continue ascendente, mesmo em momentos de crise econômica, como o que vivenciamos agora”, acrescenta Ferracin.

Renato Cipriano/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.