Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As três Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Curitiba emitiram recomendação administrativa sobre a internação psiquiátrica involuntária. O documento – dirigido às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde – ressalta que, conforme determina a legislação, a internação involuntária não necessita de ordem judicial para ser realizada.

O Ministério Público do Paraná constatou que, em diversos casos, quando crianças e adolescentes que necessitam de internação ingressam no sistema público de saúde por uma de suas “portas de entrada” – Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) –, suas famílias têm recebido orientação para que obtenham ordem judicial para internação involuntária (quando a criança ou adolescente não quer ser internado).

Entretanto, esclarece o documento, a legislação não exige tal ordem, bastando o pedido de um terceiro (que não precisa sequer ser familiar, já que o internamento pode ser feito inclusive contra a vontade da família, especialmente em casos de urgência ou emergência) e a indicação de internamento a partir de um laudo médico circunstanciado.

Sofrimento prolongado

Tendo em vista que “a indevida exigência prévia de ordem judicial para internação psiquiátrica das pessoas com menos de 18 anos prolonga-lhes a situação de risco pessoal e social e o sofrimento”, as Promotorias de Justiça recomendam às Secretarias Municipal e Estadual de Saúde que executem “a pronta atenção à saúde mental de todas as crianças e adolescentes sofredoras de transtorno mental (inclusive por uso de álcool e/ou drogas) que adentrarem ao SUS” pelos serviços de saúde sob gestão municipal e estadual, “inclusive mediante busca ativa, especialmente com a internação psiquiátrica involuntária”.

O documento recomenda ainda que sejam orientadas e capacitadas as equipes assistenciais quanto à sistemática legal para internação psiquiátrica involuntária sem exigência de prévia ordem judicial.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.