Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Sete jovens paranaenses criaram um aplicativo que permite que consumidores com queixas contra operadoras telefônicas tenham acesso ao Judiciário e possam reivindicar os seus direitos de maneira simples e barata. O Projeto Rui, como foi batizada a plataforma digital, ficou em segundo lugar no Global Legal Hackathon/2019, maior competição do mundo de tecnologia aplicada ao Direito.

Na quarta-feira (22), o governador Carlos Massa Ratinho Junior homenageou os jovens profissionais com a entrega da Menção Honrosa, concedida pela Assembleia Legislativa. A homenagem foi uma iniciativa do líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri.

Formada por dois advogados, um engenheiro eletrônico, dois programadores, um profissional de marketing e um empresário, a equipe paranaense concorreu com mais de 700 times e seis mil participantes, de 24 países. Eles venceram a primeira etapa, realizada na OAB-PR; a etapa Brasil-América Latina (on line) e ficaram em segundo lugar na final, disputada no último dia 4 de maio, em Nova Iorque.

O governador Ratinho Junior destacou a iniciativa dos jovens de buscar uma solução que ajuda as pessoas. “Só o fato de participarem deste desafio já é uma vitória. Chegar em um dos primeiros lugares com um projeto que abre o acesso à justiça é um resultado dos mais positivos para o Paraná e o Brasil. Reconhecemos e homenageamos o talento destes jovens”, afirmou Ratinho Junior.

Ele enfatizou a importância de se trabalhar com inovação e tecnologia, incentivar projetos desta natureza “O mundo vem mudando rapidamente e o Paraná quer estar alinhado para oferecer soluções aos cidadãos, serviços públicos mais ágeis e mais eficientes”, disse ele. “Essa equipe de jovens faz parte da safra nova, que ajuda a pensar, que compete com o mundo, que extrapola as fronteiras”, afirmou.

O deputado Hussein Bakri também destacou que o trabalho dos jovens paranaenses vem ao encontro da política do Governo do Estado de buscar a inovação e valorizar talentos. “O desempenho desta equipe é motivo de orgulho para os paranaenses. Essa homenagem é um merecido reconhecimento”, afirmou Bakri.

Equipe

Formam a equipe e foram homenageados Yan Cesar de Melo e Pedro Andrade Guimarães Filho (advogados), Felipe Augusto Kohut (engenheiro eletrônico), Tarcísio Zotelli Ferraz e Guilherme Ferraz (programadores), Miguel Ângelo Muller dos Santos (profissional de marketing) e Pedro Henrique Valente Muniz (empresário e gestor do projeto)

A equipe multidisciplinar foi formada para o desenvolvimento do Projeto Rui. A ideia é que plataforma ofereça solução a questões que normalmente não são levadas a advogados. “A ferramenta facilita o acesso à justiça para o usuário leigo”, explicou Yan Cesar de Melo. Ao entrar na plataforma, o usuário preenche dados pessoais e responde a perguntas – que já têm opções prontas de respostas. A partir disso, é gerada uma petição personalizada sobre o problema enfrentado pelo consumidor. “O aplicativo é o jeito mais fácil de ajudar as pessoas”, disse Felipe Kohut.

Auditoria

Os jovens explicaram que a plataforma ainda faz uma auditoria de contas telefônicas. O usuário coloca uma foto da conta, que pode ser tirada do celular. Então, a plataforma compara as cobranças realizadas com os serviços contratados pelo consumidor e busca por cobranças indevidas ou faturamentos incorretos.

Quando tiver a reclamação em mãos, montada com o auxílio do Rui, o consumidor escolhe entre dar entrada em sites que oferecem Resolução de Conflitos Online (ODRs) ou então entrar na Justiça. Se a última opção for a escolhida, ajuíza-se uma ação no Juizado Especial. Seguindo as orientações elaboradas pelo Rui, o usuário consegue levar o processo judicial adiante sozinho.

A plataforma possui um painel de monitoramento que direciona o consumidor durante a trajetória no Judiciário. O Rui dispõe de agenda de compromissos e do histórico do processo, ajudando na capacitação do usuário a enfrentar a ação.

O projeto orienta o usuário passo a passo em qualquer que seja a decisão dele e ainda disponibiliza vídeos com dicas sobre como ele deve se preparar para uma audiência, por exemplo. O nome do projeto homenageia Rui Barbosa, considerado o maior jurista da história nacional.

Após o desempenho na competição, o projeto está neste momento recebendo mais novidades tecnológicas e deverá ser relançado ao público em cerca de três meses.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.