Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entidade vinha fazendo esse tipo de exigência com base em resoluções que a própria autarquia editou, em desacordo com leis e regulamentos vigentes

A partir de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR), a Justiça Federal determinou à Junta Comercial do Estado (Jucepar) que se abstenha de exigir o reconhecimento de firma em documentos para efetuar registros de atos de constituição de sociedades/inscrição de empresário; de alterações de contrato que impliquem no ingresso e/ou retirada de sócios e de extinção/distrato.

O reconhecimento de firma só é exigível para as procurações e quando existir dúvida quanto à autenticidade ou veracidade da assinatura aposta no documento. Foi fixada a multa de R$ 25,00 por cada ato de exigência indevida de reconhecimento de firma.

A Justiça Federal também determinou à autarquia a divulgação da decisão judicial no seu endereço eletrônico e fixou multa em caso de atraso ou descumprimento da decisão (R$ 25,00 por dia de atraso).

Ilegalidade

O ajuizamento de ação civil pública do MPF ocorreu após vasta instrução de inquérito civil, no qual ficou comprovado que a resolução da Jucepar contraria o Código Civil, a Lei n.º 9.784/99 e o Manual de Registro de Sociedade Limitada (IN n.º 10/13), pois todos condicionam a exigência do reconhecimento de firma à existência da dúvida quanto à autenticidade ou veracidade da assinatura aposta no documento.

A fim de verificar se alguma junta comercial de outro estado seguia o mesmo procedimento que a Jucepar, o MPF expediu ofício às Juntas Comerciais de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Em resposta, todas afirmaram que não exigem o reconhecimento de firma em documentos apresentados a registro como regra, excetuadas as hipóteses em que haja divergência ou dúvida no documento.

O MPF também constatou que a exigência constante na Resolução nº 04/2015 da Jucepar, vai contra as orientações da Coordenação de Normas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa. Inclusive, após receber diversas denúncias sobre o caso e em razão do inquérito civil em trâmite, o órgão federal encaminhou ofício circular a todas as juntas comerciais, ratificando que o reconhecimento de firma nos atos levados a arquivamento só pode ser exigido quando existir dúvida fundada quanto à autenticidade ou veracidade da assinatura aposta.

Contudo, mesmo após as orientações da DREI, a quem está tecnicamente subordinada, e da atuação do MPF a fim de que a exigência deixasse de ser feita, a Jucepar nada fez, mantendo a exigência contida na Resolução nº 04/2015, não restando outra solução ao MPF que não a judicialização da questão.

Ascom/MPF/PR/Pr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.