Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A República da Macedônia do Norte quer aumentar a importação de frangos do Estado do Paraná e do Brasil. Até 2016, as importações somavam, em média, cerca de US$ 60 milhões por ano, sendo a maior parte do Paraná. Por causa da Operação Carne Fraca, no entanto, a quantidade importada reduziu para R$ 16 milhões.

Na segunda-feira (18), o vice-governador Darci Piana recebeu o embaixador da Macedônia do Norte, Ivica Bocevski, para tratar do assunto. Piana disse que o Paraná tem interesse em reestabelecer a parceria comercial com o país e que colocará o Governo do Estado à disposição para tratar de questões regulatórias. “Vamos retomar essa parceria tão produtiva para nós e para a Macedônia”.

O embaixador reforçou que é do interesse da Macedônia do Norte estreitar as relações comerciais com o Paraná, já que o frango produzido no Estado tem qualidade de primeira. “Nossos processadores de frango congelados querem importar de novo e reestabelecer esse contato e essa cooperação o mais rápido possível”, afirmou.

O vice-governador lembrou que o Paraná é o maior produtor de frangos do País e que se prepara para modernizar esse mercado com investimentos em em tecnologia e inovação. Ele falou, ainda, que Paraná pode firmar novas parcerias em soja, milho, carne bovina e café.

Vinho

Nesta semana, Bocevski visitará alguns frigoríficos em Cascavel, no Oeste do Paraná. Ele afirmou, também, que o ministro da agricultura do país deve vir ao Estado ainda neste ano para estreitar as relações comerciais. É de interesse da Macedônia, ainda de acordo com ele, começar a exportar vinho macedônico para o Paraná. “Temos uma das melhores bebidas da Europa”, disse ele.

Presenças

Também participaram da reunião o assessor da governadoria, Luiz Henrique Fagundes, e o diretor de relações internacionais da Fecomércio, Rui Lemes.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.