Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Expectativa da meta dos 100 milhões de MWh no ano é cada vez mais real.

Numa sequência de recordes sucessivos, a usina hidrelétrica de Itaipu tem o melhor mês do ano, o melhor período de janeiro até julho e vai aumentando a diferença em relação à produção de 2013, quando estabeleceu a melhor marca anual da história da usina.

Nesses sete meses foram produzidos 60.481.000 megawatts-hora (MWh). O aumento é de aproximadamente 3,30% em comparação ao ano histórico. Com desempenho de ponta – eficiência energética e capacidade plena de atendimento da demanda –, a meta anual dos 100 milhões de MWh torna-se cada vez mais real em 2016.

Em julho, a Itaipu produziu 8.843.766 MWh e teve a terceira melhor performance do mês em todo o período da usina. É a primeira vez que a hidrelétrica consegue manter uma produção média anual acima dos 8 milhões de MWh em sete meses seguidos. O volume produzido até agora, neste ano, é superior até mesmo ao das dez maiores usinas instaladas no Brasil, que, juntas, somaram 59 milhões de MWh no período.

A produção de Itaipu nos primeiros sete meses do ano seria suficiente para atender o consumo do Brasil inteiro por um mês e meio, o da cidade de São Paulo por dois anos e a demanda da cidade do Recife (PE) por 18 anos. Em 2016, Itaipu já havia estabelecido, entre outros recordes – melhores janeiro, fevereiro, trimestre, abril, quadrimestre, maio, cinco meses do ano e junho - sua maior produção semestral, rompendo, de forma inédita, a marca de 51 milhões de MWh, num total de 51.637.234 MWh.

Para o diretor técnico executivo, Airton Dipp, “a alta performance da usina é a consolidação de trabalho bem alinhado entre gestão e otimização sustentável dos recursos usados na geração de energia limpa e renovável de Itaipu, para atender os sistemas elétrico do Brasil e do Paraguai”.

Até a manhã desta segunda-feira, 1º de agosto, a usina havia produzido 60.516 milhões de MWh. Em 2013, nesse mesmo período, a geração somou 58,6 milhões de MWh. Em relação ao ano passado, o acréscimo é de quase 19%, quando foram produzidos 51.132.843 MWh. Já a produção acumulada nos 32 anos de operação chega a 2.373.215.067 MWh, ou seja, 2,37 bilhões de MWh.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.