Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As diversas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná com atuação na área de proteção ao patrimônio público têm dado especial atenção à fiscalização dos recursos públicos destinados ao combate à atual pandemia de coronavírus (Covid-19). Neste ano, até a primeira quinzena de julho, foram instaurados 315 procedimentos na área do patrimônio público relacionados à Covid-19. O total inclui 94 notícias de fato, 215 procedimentos administrativos e seis inquéritos civis – 90 já foram encerrados e 225 permanecem em trâmite.

Boa parte desses procedimentos foram instaurados a partir de orientação prática expedida pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Patrimônio Público, unidade do MPPR que atua nessa área. A indicação é de que os promotores de Justiça, nas respectivas comarcas, atuem para “acompanhar e fiscalizar, de forma continuada, a aquisição de insumos da área da saúde em razão da pandemia de coronavírus (Covid-19), a fim de prevenir a ocorrência de superfaturamento”.

Problemas

O coordenador do Centro de Apoio, procurador de Justiça Maurício Kalache, ressalta que o MPPR, na atual situação de pandemia, tem fiscalizado as ações da área de saúde, mas também dedicado especial atenção ao uso responsável dos recursos públicos extraordinários utilizados para fazer frente à pandemia. “Num momento de dupla crise, sanitária e fiscal, esperamos do gestor público que ele se cerque de assessoria adequada na área de saúde e redobre a atenção na tomada de decisões sobre como empregar os recursos públicos”, explica.

Kalache identifica entre os maiores problemas as despesas desnecessárias e os desperdícios de recursos: “Compras emergenciais têm levado os gestores a adquirirem produtos por valores acima do normalmente cobrado pelo mercado. Tem havido ainda a aquisição e distribuição de medicamentos sem eficácia comprovada”, alerta, apontando os riscos de superfaturamento e de cartelização na venda de insumos e equipamentos de saúde.

Ferramenta

Para auxiliar os promotores de Justiça e a própria população a fiscalizar a correta destinação dos recursos públicos destinados aos municípios pelo Governo Federal para combate à disseminação do coronavírus, o Centro de Apoio mantém o Painel Covid-19, plataforma na internet  que permite o acompanhamento de licitações e valores dirigidos ao controle da pandemia em cada município do estado.

O Painel Covid-19, comenta Kalache, tem sido uma importante ferramenta para a fiscalização permanente da destinação dos recursos públicos na atual situação extraordinária.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.