Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Pùblico do Paraná, a partir da Coordenadoria das Promotorias de Justiça Eleitoral, expediu orientação a todas as Promotorias Eleitorais do estado com indicações a serem adotadas em razão do Covid-19. O documento destaca condutas que devem ser vedadas às administrações públicas – Municípios e Câmaras Legislativas – relacionadas à pandemia e ao presente ano eleitoral.

A orientação é pautada no art. 73, da Lei n. 9.504/97, que proíbe que a administração pública faça, em ano de eleições, a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios, “excetuados os casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior”. O mesmo dispositivo indica ainda vedação ao “uso promocional de programas sociais em favor de candidatos, partidos e coligações, alcançando neste caso também os programas criados em anos anteriores”.

O documento foi produzido a partir entendimento conjunto do Grupo Nacional dos Coordenadores Eleitorais dos Estados e do DF (Genace), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

 Clique aqui e acesse a orientação da Coordenadoria Eleitoral.

Recomendações

A partir da orientação da Coordenadoria, algumas comarcas já adotaram providências.

Em São João, Sudoeste do estado, a Promotoria Eleitoral da 151ª Zona Eleitoral expediu recomendação administrativa aos prefeitos, secretários e presidentes das Câmaras Legislativas de São João, São Jorge D'Oeste e Sulina – municípios que compõem a comarca.

O mesmo foi feito pela 2ª Promotoria de Matinhos, que encaminhou o documento aos prefeitos e secretários de Matinhos e Pontal do Paraná.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.