Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com 91 anos, a aposentada Vanda Davanso Gnann realizou um sonho antigo e se tornou motorista no Paraná. Moradora de Ibiporã, região Norte do Estado, ela fez mais de 100 aulas práticas de direção e passou por sete processos antes de conquistar a CNH. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), não há registros de pessoas que tenham feito a primeira habilitação nesta faixa etária. 

“A história da dona Vanda é muito incomum, desconheço algo semelhante no Brasil. Ela foi extremamente persistente, mostrou que idade não é impedimento e passou por todos os testes e procedimentos obrigatórios, como qualquer candidato”, conta o diretor do Detran Paraná, Marcos Traad. 

Vale lembrar que não existe idade limite que impeça o motorista de começar ou que o obrigue a parar de dirigir veículos. O idoso pode tirar ou renovar a carteira de habilitação até quando apresentar, satisfatoriamente, as habilidades necessárias. A única diferença é o prazo de validade da CNH, que passa de cinco para três anos ou conforme indicação médica. 

“Eu nunca tive oportunidade de tirar a habilitação antes, mas sempre sonhei com isso. Queria provar que eu conseguiria e, mesmo com todos os contratempos, não desanimei e segui em frente. O que eu aprendi durante todo o processo, jamais vou esquecer”, diz Vanda. 

A nova motorista já comprou um carro e diz que pretende usá-lo bastante. “Eu vou dirigir sim, quero passear. Vou fazer questão de praticar uma direção sadia, cuidadosa, obedecer às leis e contribuir para um trânsito melhor. No começo, minha família não entendia e era contra, mas agora eles já me apoiam e fizeram até festa”, afirma. 

No município, quem conheceu e acompanhou a história também comemorou. “Em todas as etapas, ela se mostrou uma aluna dedicada e aplicada. Sempre frequentava as aulas com bom humor e a disposição que ela tem em aprender é impressionante”, elogia a proprietária da autoescola Bella Cidade, Neusa Maria Armelin.

“A persistência dela chamou a atenção de todos os servidores do Detran que a atenderam. No exame teórico, por exemplo, ela acertou 29 de 30 questões e no prático ela só errava e reprovava por nervosismo. Ela passou cada etapa por mérito e é uma excelente motorista”, completa o examinador da Ciretran de Ibiporã, Marcelo de Castro Souza.

Recém habilitada, dona Vanda agora faz parte dos 0,01% de motoristas paranaenses com mais de 90 anos. Dos 5,4 milhões de condutores registrados no Estado, apenas 815 estão nesta faixa etária e 92% deles são homens.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.