Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa dissemina a cultura empreendedora em toda a comunidade e fomenta o desenvolvimento local a médio e longo prazo

A Educação Empreendedora é tratada em um dos capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que trabalha a melhoria do ambiente de negócios e políticas públicas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Ao implantá-la, o município avança nas proposições de desenvolvimento e crescimento, dando suporte para que o empreendedorismo seja conhecido e reconhecido pelas crianças já nas séries iniciais.

A consultora do Sebrae/PR, Daniele Conte, explica que, além das crianças, a proposta da Educação Empreendedora levada pelo Sebrae/PR às cidades do Paraná faz com que a cultura empreendedora seja disseminada também junto aos professores, que precisam conhecer a metodologia e aplicá-la em sala de aula, dando suporte para que o aprendizado efetivamente aconteça. “Por extensão, dos professores e alunos, a educação empreendedora chega aos pais e a toda a comunidade, criando um ciclo virtuoso de mudanças positivas a médio e longo prazo”, enfatiza.

No Norte Pioneiro do Paraná, em 2017, nove municípios vão participar do Programa Educação Empreendedora. Na última semana, a consultora do Sebrae/PR se reuniu com prefeitos, secretários de indústria e comércio, secretários de desenvolvimento econômico, agentes de desenvolvimento, secretários de educação e equipes pedagógicas de Jacarezinho, Wenceslau Brás, Andirá, Bandeirantes, Carlópolis, Ibaiti, Ribeirão Claro, Santo Antonio da Platina e Siqueira Campos, para sensibilização e apresentação do Educação Empreendedora.

Daniele Conte acrescenta que as propostas do Educação Empreendedora precisam ser aceitas pelos gestores à frente da Prefeitura e da sua equipe na Secretaria de Educação. “Daí, a importância de visitar os municípios e mostrar como a aplicação do Programa fomenta mudanças na comunidade”, afirma a consultora do Sebrae/PR.

Cidade Empreendedora

Todos os municípios do Norte Pioneiro do Paraná que vão participar do Educação Empreendedora fazem parte de outro programa do Sebrae/PR, o Cidade Empreendedora, que atua na formação dos Comitês Gestores, em cada município, formado por lideranças locais e gestores públicos, impulsionando a aplicação da Lei Geral nos municípios.

De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, promove o desenvolvimento social e econômico dos municípios por meio do fortalecimento das atividades de micro e pequenas empresas.

Ele destaca que, para melhorar a atuação e a participação efetiva dos negócios de pequeno porte nas economias locais, é preciso adotar uma estratégia que seja efetiva para mobilizar os empresários, mas que também tenha influência no ambiente de negócios. “Neste ambiente, é preciso uma atuação direta dos prefeitos, juntamente com os Comitês Gestores, para que criem políticas que desburocratizem a abertura de empresas, que fomentem a inovação, o associativismo, a educação empreendedora e o acesso ao crédito, por exemplo”, relata o consultor do Sebrae/PR.

No Norte Pioneiro do Paraná, o Cidade Empreendedora contempla onze municípios: Jacarezinho, Wenceslau Brás, Andirá, Bandeirantes, Carlópolis, Ibaiti, Ribeirão Claro, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos Joaquim Távora e Cambará. O Programa será uma das pautas do Seminário Territorial com Prefeitos, que acontece no próximo dia 23 de junho, das 8h30 às 12h30, no escritório do Sebrae/PR em Jacarezinho (Rua Coronel Figueiredo, nº 749).

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.