Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa dissemina a cultura empreendedora em toda a comunidade e fomenta o desenvolvimento local a médio e longo prazo

A Educação Empreendedora é tratada em um dos capítulos da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que trabalha a melhoria do ambiente de negócios e políticas públicas para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Ao implantá-la, o município avança nas proposições de desenvolvimento e crescimento, dando suporte para que o empreendedorismo seja conhecido e reconhecido pelas crianças já nas séries iniciais.

A consultora do Sebrae/PR, Daniele Conte, explica que, além das crianças, a proposta da Educação Empreendedora levada pelo Sebrae/PR às cidades do Paraná faz com que a cultura empreendedora seja disseminada também junto aos professores, que precisam conhecer a metodologia e aplicá-la em sala de aula, dando suporte para que o aprendizado efetivamente aconteça. “Por extensão, dos professores e alunos, a educação empreendedora chega aos pais e a toda a comunidade, criando um ciclo virtuoso de mudanças positivas a médio e longo prazo”, enfatiza.

No Norte Pioneiro do Paraná, em 2017, nove municípios vão participar do Programa Educação Empreendedora. Na última semana, a consultora do Sebrae/PR se reuniu com prefeitos, secretários de indústria e comércio, secretários de desenvolvimento econômico, agentes de desenvolvimento, secretários de educação e equipes pedagógicas de Jacarezinho, Wenceslau Brás, Andirá, Bandeirantes, Carlópolis, Ibaiti, Ribeirão Claro, Santo Antonio da Platina e Siqueira Campos, para sensibilização e apresentação do Educação Empreendedora.

Daniele Conte acrescenta que as propostas do Educação Empreendedora precisam ser aceitas pelos gestores à frente da Prefeitura e da sua equipe na Secretaria de Educação. “Daí, a importância de visitar os municípios e mostrar como a aplicação do Programa fomenta mudanças na comunidade”, afirma a consultora do Sebrae/PR.

Cidade Empreendedora

Todos os municípios do Norte Pioneiro do Paraná que vão participar do Educação Empreendedora fazem parte de outro programa do Sebrae/PR, o Cidade Empreendedora, que atua na formação dos Comitês Gestores, em cada município, formado por lideranças locais e gestores públicos, impulsionando a aplicação da Lei Geral nos municípios.

De acordo com Odemir Capello, consultor do Sebrae/PR, o Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/PR, promove o desenvolvimento social e econômico dos municípios por meio do fortalecimento das atividades de micro e pequenas empresas.

Ele destaca que, para melhorar a atuação e a participação efetiva dos negócios de pequeno porte nas economias locais, é preciso adotar uma estratégia que seja efetiva para mobilizar os empresários, mas que também tenha influência no ambiente de negócios. “Neste ambiente, é preciso uma atuação direta dos prefeitos, juntamente com os Comitês Gestores, para que criem políticas que desburocratizem a abertura de empresas, que fomentem a inovação, o associativismo, a educação empreendedora e o acesso ao crédito, por exemplo”, relata o consultor do Sebrae/PR.

No Norte Pioneiro do Paraná, o Cidade Empreendedora contempla onze municípios: Jacarezinho, Wenceslau Brás, Andirá, Bandeirantes, Carlópolis, Ibaiti, Ribeirão Claro, Santo Antonio da Platina, Siqueira Campos Joaquim Távora e Cambará. O Programa será uma das pautas do Seminário Territorial com Prefeitos, que acontece no próximo dia 23 de junho, das 8h30 às 12h30, no escritório do Sebrae/PR em Jacarezinho (Rua Coronel Figueiredo, nº 749).

Asimp/Sebrae/PR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios