Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 15 mil famílias que possuem débitos de financiamento imobiliário com a companhia têm até o fim do ano para aderir à iniciativa, que oferece possibilidade de parcelamento e isenção de até 100% dos juros cobrados.

Os mutuários em dívida com a Cohapar têm até 30 de dezembro para regularizarem as prestações em atraso e colocar o financiamento da casa própria em dia. A oportunidade faz parte do Programa de Recuperação de Crédito, criado pelo então governador Beto Richa em 2013 e reeditada pela Lei 19364 de 2017, com objetivo de facilitar a quitação da casa própria pelas famílias paranaenses.

A nova legislação determina o benefício para os mutuários que quiserem regularizar os débitos, que poderão ter isenção de até 100% dos juros sobre o valor contratado. Em alguns casos, os descontos chegam a ultrapassar os R$ 11 mil por contrato.

De acordo com o presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, o programa atinge todas as famílias que tenham vínculo contratual com a empresa. “Podem participar tanto aquelas pessoas com contratos ativos quanto contratos inativos, as quais esperamos que busquem a companhia para aderir ao programa”, disse. “Com a nova legislação, o Governo do Estado está estendendo esta oportunidade para aquelas famílias que não são os mutuários originais, pois cerca de 40% dos imóveis são atualmente ocupados por terceiros”, afirmou Justus.

O programa prevê a renegociação das dívidas com descontos progressivos com base na forma de pagamento da entrada. Quem pagar as parcelas atrasadas à vista terá isenção total nos juros. Atualmente, são quase 15 mil famílias com atraso e que podem aderir à lei. A média da dívida por mutuário é de aproximadamente R$ 8 mil.

Segundo Justus, a iniciativa visa garantir a manutenção do direito à casa própria. “Mais do que uma questão meramente financeira, o governo estadual está preocupado em dar totais condições para que as famílias paranaenses tenham a sua cidadania e dignidade reconhecidas”, disse.

Ano novo sem dívidas

Todos os mutuários que se enquadram nos critérios do programa receberam ou ainda receberão uma carta com um boleto para pagamento. A equipe da Cohapar também está fazendo uma força-tarefa por meio de seus 12 escritórios regionais para garantir o atendimento individualizado dos interessados, até 30 de dezembro.

Quem desejar também pode buscar os postos de atendimento da Cohapar em Curitiba e escritórios regionais. O atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h e pode ser feito pessoalmente até o final de dezembro. Mais informações disponíveis no site www.cohapar.pr.gov.br ou pelo telefone 0800 645 0055.

Asimp/Cohapar

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.