Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi a primeira visita do governador ao diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, Joaquim Silva e Luna. Segundo ele, a sinergia entre governo e usina é fundamental para o desenvolvimento do Estado.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, reuniu-se com o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, na quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu (PR). Foi o terceiro encontro reservado entre as altas cúpulas atuais do governo e da Itaipu, o primeiro tendo Silva e Luna como anfitrião. Os outros dois foram no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Ratinho agradeceu a confiança da empresa em conceder ao Estado a administração da obra da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, custeada pela margem brasileira da binacional, e debateu com o general diversos temas, como questões logísticas, a reabertura da Estrada do Colono e uma possível parceria com o Centro Internacional de Energias Renováveis–Biogás (CIBiogás) para transformar resíduos orgânicos em biometano.

“A sinergia entre o governo do Paraná e Itaipu é fundamental. A Itaipu tem um papel importantíssimo para o nosso desenvolvimento, tanto na questão econômica como na ambiental. Por isso, a nossa ideia é criar uma agenda positiva constante, para que isso possa sair do papel e ser transformado em qualidade de vida para a população”, declarou o governador.

Acompanharam Ratinho Júnior o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Nunes; o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex; e o diretor-geral da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, Fernando Furiatti. Pela Itaipu, participaram os diretores Cezar Eduardo Ziliotto (jurídico), Anatalicio Risden Junior (financeiro executivo) e o recém-empossado Luiz Felipe Kraemer Carbonell (Coordenação). O ex-diretor de Coordenação Newton Kaminski também estava presente.

Após a reunião no Centro Executivo, acompanhado pelo general Silva e Luna, o governador foi à usina de Itaipu para conhecer a planta de produção de biogás e biometano, administrada pelo CIBiogás e que abastece parte da frota dos veículos da binacional. A ideia é formalizar uma nova parceria, envolvendo a Sanepar e a Compagas, de forma a permitir que o projeto seja levado para todo o Estado.

Ratinho Júnior citou que somente o Ceasa de Curitiba recolhe 24 toneladas de sobras de alimento por dia, que poderiam se transformar em energia e abastecer a frota do transporte coletivo da capital. “Já conheci vários projetos semelhantes, em outros países, e a iniciativa de Itaipu é a mais barata”, revelou.

Também foi a primeira visita do diretor-geral de Itaipu à planta de biogás, desde a sua posse, em 26 de fevereiro. Silva e Luna disse que foi surpreendido. “Imaginava um espaço bem mais amplo, e vejo que foi uma solução de altíssima tecnologia feita em um espaço pequeno, feito por nossa gente a um custo muito baixo. Isso nos enche de orgulho”, afirmou.

Outros assuntos

Ratinho Júnior salientou que o apoio de Itaipu a obras de infraestrutura – como a nova ponte e a ampliação do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu – afetam positivamente outros setores da economia, especialmente o turismo. “Para criar um ambiente de atração turística, é preciso investir mais em infraestrutura. E a questão ambiental também é fundamental, para que esse setor possa sobreviver ao longo de muitos anos, décadas e séculos.”

Um dos assuntos tratados na reunião foi a reabertura da Estrada do Colono, entre Capanema e Serranópolis do Iguaçu. O governador disse ser favorável à iniciativa, desde que seja uma estrada-parque. E pediu apoio de Itaipu para elaboração de um estudo de viabilidade.

Sobre a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai, conectando Foz do Iguaçu a Presidente Franco, Ratinho Júnior disse que a obra “vai melhorar todo o sistema modal dessa região, a fiscalização, qualidade e a segurança para quem trafega entre os dois países.” A obra vai custar R$ 448,6 milhões, incluindo acessos às duas aduanas que serão construídas e à BR-277 (Perimetral Leste).

“A nova ponte é um marco dessa parceria entre o governo do Estado e a Itaipu. E é o primeiro de muitos lançamentos que iremos fazer juntos, para que melhore todo o entorno da região Oeste”, antecipou o governador.

O general Joaquim Silva e Luna fez um balanço positivo da reunião com o governador e colocou a empresa à disposição para discutir projetos que atendam ao interesse da população e tenham aderência à missão institucional da empresa.

“Itaipu é uma marca muito importante para o País e precisamos de embaixadores dessa marca. Então, seguramente, o governador sai daqui em condições de defender o que Itaipu faz em termos de tecnologia, em termos de energia. E poderá dizer que, no Paraná, o coração do Brasil bate mais forte”, disse o general.

Asimp/Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.