Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “De acordo com o último boletim da secretaria estadual de Saúde, divulgado semana passada, são 128.405 casos de dengue no Paraná. Desde o início do monitoramento, em julho de 2019, são 111 mortes pela doença. Precisamos combater e uma das medidas eu estou tomando: apresentei um requerimento em caráter de urgência solicitando ao Governo do Estado a compra de um biorreator e insumos para fabricação de bioinseticida pela Universidade Estadual de Londrina”, disse o deputado estadual Cobra Repórter (PSD). O requerimento foi apresentado na segunda-feira (27) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O deputado explicou que tramita na secretaria estadual de Saúde (Sesa) uma solicitação de recursos no valor de R$ 430 mil para a compra de um biorreator fermentador para produção do bioinseticida desenvolvido Universidade Estadual de Londrina (UEL), para o registro do produto junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e para aquisição de insumos. O objetivo é que o produto seja aplicado nos municípios que fazem parte da 17ª Regional de Saúde em princípio. “Penso que tal produção poderia também ser ampliada para todo o Estado, com redução gigantesca de custos para o combate à epidemia de Dengue”, destacou o deputado Cobra Repórter.

Vale lembrar que, no mês passado, o deputado apresentou um requerimento solicitando todo o apoio para a produção em massa do bioinseticida desenvolvido pela UEL para o combate aos mosquito que transmissor da dengue. O coordenador do projeto na UEL, professor João Antonio Cyrino Zequi, afirma que o bioinseticida é um produto biológico, seletivo, porque mata somente a larva do Aedes e não afeta a fauna associada (peixes e outros insetos, como libélulas, por exemplo). Além do mosquito da dengue, o bioinseticida elimina o culex (pernilongo comum). Estão sendo realizados experimentos para que seja usado no combate também do borrachudo.

Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.