Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aplicativos potencializam divulgação de produtos e serviços, promovem ganho em vendas e aproximação com os clientes

A pesquisa “Transformação Digital nas MPES”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, e que identificou a utilização de ferramentas digitais das micro e pequenas empresas, mostra que no Paraná 73% utilizam o WhatsApp para se comunicar com os clientes e 45% possui perfil no Facebook. Tanto o aplicativo quanto a rede social são as ferramentas mais usadas pelos pequenos negócios na divulgação de produtos e serviços. Também são aproveitadas para estreitar relacionamento com os clientes e ampliar vendas.

Quando se avalia o âmbito nacional, a quantidade de empresas com perfil no Facebook é de 40%, enquanto o WhatsApp é usado por 72% do setor para se comunicar com clientes, principalmente para disponibilizar informação de produtos ou serviços (59%), atender o cliente “on line” (59%) e fazer vendas (43%). O Facebook é usado para os mesmos fins, porém, em menor intensidade (respectivamente 37%, 24% e 17%).

A pesquisa, que avaliou como o setor está envolvido no processo de mudança da era digital, aponta ainda que o percentual de empresas com página na internet no Paraná é de 29%, acima da proporção nacional, que é de 27%, sendo que o maior avanço ocorreu no uso de ferramentas digitais, em especial no caso de mídias sociais.

No Paraná, 84% dos empresários disseram acessar a internet e a proporção de empresas que utilizam algum software para ajudar a gerir todas ou quase todas as atividades do negócio de forma integrada, é de 35% no Estado.

A empresária de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, Vivian Rickly Tavarnaro, faz uso constante das redes sociais para comercializar pães de fermentação natural, geleias, queijos artesanais, embutidos e antepastos. “Como não temos loja física, utilizamos desde o início das atividades as redes sociais como o Facebook e Instagram, como também o aplicativo WhatsApp”, conta.

Segundo ela, as redes sociais permitem apostar no apelo visual dos produtos. “Além do círculo de amigos e pessoas conhecidas, conseguimos ampliar o mercado por meio das redes sociais e já conquistamos clientes em cidades próximas de Ponta Grossa, como Prudentópolis, Carambeí e Curitiba. Inicialmente sabíamos quem eram nossos seguidores nas redes sociais, hoje isso não é mais possível”, relata.

A empresária evidencia ainda a importância das redes sociais para potencializar os negócios, aumentar as vendas e conquistar clientes. “Quando decidimos montar o Clube do Pão, em março deste ano, tínhamos 10 assinantes. Atualmente, são 95 pessoas fazendo parte do Clube. Trabalho resultante da divulgação feita nas redes sociais”, comemora.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, lembra que a presença digital é uma maneira dos pequenos negócios ampliarem sua competitividade. “É uma questão até de sobrevivência para os empreendedores. Entender esse novo perfil de clientes, utilizar ferramentas digitais e redes sociais para estar conectado com o seu público é fundamental para manter e ampliar mercado”, analisa.

Tioqueta lembra que o Sistema Sebrae, atento a este universo, desenvolve o projeto de Transformação Digital, que tem como base gerar valor para os pequenos negócios, fornecedores e parceiros, se tornando um grande hub de soluções aos empresários e potenciais empreendedores.

“As micros e pequenas empresas estão se adaptando para atender essa mudança de comportamento. No Sebrae/PR, criamos uma unidade de atendimento digital para estarmos mais conectados com os clientes. De forma mais ágil, acessível e conveniente, podemos auxiliar melhor o desenvolvimento e o ambiente de negócios das MPEs”, completa Tioqueta.

A pesquisa contabilizou 6.022 entrevistas, entre abril e junho, em todo o País, por regiões, porte e setor da empresa, por sexo, faixa etária e escolaridade.

Principais números da pesquisa - Brasil

• Na comparação com 2015, o uso de computadores nas empresas passou de 56% para 57% no caso dos MEI, de 83% para 89% das ME e de 94% para 97% das EPP.
• 73% dos MEI, 91% das ME e 99% dos empresários das EPP acessam a internet no negócio, predominantemente por meio do celular e do computador na empresa.
• A proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27% das MPE.

• A proporção de empresas com perfil no Facebook passou de 37% para 40%.
• 72% das empresas utilizam WhatsApp para se comunicar com clientes. O aplicativo é usado para disponibilizar informação de produtos/serviços (59%), atendimento (59%) e vendas (43%).
• 51% dos entrevistados acredita que as vendas pela internet e pelas redes sociais tem maior potencial de expansão, nos próximos cinco anos, do que as vendas tradicionais.
Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.