Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Número representa 24% do total de projetos aprovados no edital em nível estadual e demonstra a força do ecossistema local de inovação

A região norte teve 72 ideias selecionadas na primeira fase do Programa Sinapse da Inovação, que tem como principal objetivo incentivar o empreendedorismo inovador por meio da transformação dos projetos inscritos em negócios de sucesso com a oferta de recursos financeiros e capacitações. Ao todo, 1.851 ideias foram submetidas e 300 foram selecionadas para a segunda fase. Só Londrina é responsável por 15% do total de aprovadas. O programa será executado pelo Governo do Paraná, por meio da Celepar e Fundação Araucária, com operação da Fundação Certi e apoio do Sebrae/PR e Fiep.

Para o consultor do Sebrae/PR, Heverson Feliciano, o alto índice de projetos aprovados comprova a força do ecossistema local de inovação. “É o resultado do trabalho desenvolvido aqui no território com todas as cadeias de valor, instituições de ensino e pesquisa, incubadoras. Todo esse grande movimento que ocorre na região refletiu no Programa Sinapse da Inovação”, argumenta.

Os projetos aprovados poderão se inscrever para a próxima fase da seleção, que será aberta entre os dias 24 de junho e 8 de julho. O programa terá três fases e selecionará 100 projetos em todo o Paraná. Cada um receberá um investimento de até R$ 40 mil do governo estadual para levar a ideia adiante.

Entre as ideias selecionadas está a do bacharel em Informática e professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Jacques Duílio Brancher. A proposta apresentada por ele, em parceria com o enfermeiro assistencial na UTI Neonatal do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, Thiago Chiquiti, é de desenvolver um software que receba informações dos pacientes da UTI Neonatal e mantenha atualizados todos os cálculos e prescrições de remédios para a manutenção da vida dos bebês em tratamento.

“Hoje, a dosagem é calculada com base no peso dos pacientes. A pesagem ocorre diariamente ou semanalmente, de acordo com a gravidade de cada caso, e as informações ficam em um card fixado na parede ao lado de cada leito que deve ser atualizado manualmente”, conta. Ele diz que a ideia surgiu a partir da internação do filho na unidade. Segundo Brancher, o objetivo é disponibilizar as informações em monitores nas UTIs e dar mais celeridade e segurança nos cálculos de dosagens de medicamentos para os pacientes.

Outra ideia aprovada na primeira fase do edital é a da equipe do engenheiro civil e professor do curso de Engenharia Ambiental na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Londrina, Ricardo Nagamine Costanzi. A proposta é desenvolver um filtro eletroquímico para a remoção de micropoluentes da água potável. “Micropoluentes são, por exemplo, resíduos de agrotóxicos que ficam dissolvidos na água e não são removidos nos tratamentos tradicionais feitos pelas concessionárias de saneamento”, explica.

O filtro, que já está em teste em laboratório, consegue reter esses resíduos ou degradá-los em formas menores e menos prejudiciais à saúde. O objetivo é evitar que esses materiais permaneçam na água usada para o abastecimento da população e minimizar os riscos de doenças como câncer, desregulação hormonal, infertilidade, neurotoxicidade, abortos, malformações em fetos, infertilidade, além de efeitos sobre o sistema imunológico.

O Gamellito Adventures, um game desenvolvido para crianças com diabetes, também foi aprovado na primeira seleção. O projeto da equipe da doutora em Gestão de Design e professora da UEL, Rosane Fonseca de Freitas Martins, tem a proposta de educar as crianças e adolescentes para que aprendam a lidar com a doença no dia a dia de uma forma mais divertida. “A criança se identifica com o personagem, que também tem diabetes, e precisa cuidar dela monitorando a glicemia, escolhendo a alimentação correta”, conta Rosane.

O jogo já existe na versão Beta e pode ser baixado no Google Play, mas ainda está em teste. O projeto, que surgiu da tese de doutorado em Psicologia da professora Vania Maria Vargas, já foi premiado nacional e internacionalmente. “Se formos selecionados pelo programa pretendemos aplicar os recursos no reforço da equipe e nas pesquisas. Estamos desenvolvendo uma versão por assinatura, destinada a profissionais de saúde, para que o game seja usado como ferramenta de comunicação com os pacientes”, adianta.

As três fases da seleção vão seguir critérios como potencial de inovação e mercado, capacidade de gestão e benefícios para a região.  Ao longo do processo, os empreendedores terão que construir um plano de negócio e um projeto de fomento, detalhando o orçamento e a execução. Em todas as etapas, eles contarão com apoio de consultoria presencial e online. A operação do Sinapse está prevista para dezembro deste ano e, além dos R$ 40 mil, os escolhidos vão passar pela fase de pré-incubação, com suporte do Sebrae/PR, para o desenvolvimento dos produtos e modelo de negócio, durante seis meses. 

Sinapse da Inovação

Criado em 2008 pela Fundação Certi, o Sinapse da Inovação já passou por quatro estados. Em 2019, pela primeira vez, o edital foi lançado no Paraná. Ao todo, o Programa já ajudou na criação de 483 empresas em Santa Catarina, que geraram mais de 2 mil empregos diretos. No Amazonas, foram 28 startups apoiadas e 46 no Espírito Santo.

Adriano Oltramari/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.