Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná registrou a abertura de 3.303 empresas em janeiro de 2019, conforme dados da Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Este número representa um incremento de 14,6% em relação ao total contabilizado em igual mês do ano passado (2.881).

Segundo o presidente da Jucepar, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, as estatísticas apontam aumento em todos os segmentos de negócios. No comparativo com o primeiro mês de 2018, as formalizações de empresários no Estado passaram de 951 para 1.186; Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli), de 541 para 633; sociedades empresárias, de 1.351 para 1.416; sociedades anônimas, de 25 para 50; sociedades cooperativas, de 11 para 14; e outros tipos, de dois para quatro.

Empresa fácil

Um dos fatores que contribui para este incremento é o Empresa Fácil Paraná, acessado pelo site www.empresafacil.pr.gov.br. O sistema integra diferentes órgãos reguladores e licenciadores, permitindo que todos os processos necessários para abrir um novo negócio sejam feitos inteiramente pela internet. Antes desta implantação, o empresário precisava ir pessoalmente em cada órgão para solicitar as licenças para seu empreendimento.

O Empresa Fácil Paraná já conta com a adesão de 380 prefeituras paranaenses, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente. “O sistema reduziu o prazo médio para abrir uma empresa de trinta para cinco dias úteis”, destaca Mello.

“Nossa meta é fazer a Junta Comercial do Paraná ser a número um no Brasil e chegar a um ponto em que as empresas sejam abertas em um dia”, diz. Para atingir este objetivo, Mello comenta que o desafio é desburocratizar o órgão e transformar a Jucepar na Junta Digital – com 100% dos processos de abertura de empresas realizados por meio digital, já que hoje ainda é possível dar entrada via documento físico. “Queremos poder proporcionar ao empresário paranaense segurança e rapidez na abertura de seus negócios”, afirma.

Expansão

O Estado fechou 2018 com 45,8 mil novas empresas abertas, o que significa um acréscimo de 6% em relação ao total de 43,2 mil novos negócios formalizados em 2017. Para 2019 a expectativa é de crescimento, afirma o presidente da Jucepar. Segundo ele, a política do governo Ratinho Junior de atração de investimentos e apoio aos empresários que geram emprego e renda vai impulsionar a economia do Estado. “O Estado vai melhorar como um todo e tenho certeza que o número de empresas abertas será ainda maior que em 2018”, diz Rigoni de Mello.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.