Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aldo Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado, colocou uma série de serviços das universidades estaduais à disposição dos municípios. São ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida dos paranaenses.

Ser o elo entre as sete universidades estaduais e os municípios, resolvendo problemas das cidades de maneira ágil e com custos menores. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, apresentou a prefeitos e lideranças na sexta-feira (01), durante o evento Governo 5.0, em Foz do Iguaçu, na Região Oeste, uma série de atividades que o órgão coloca à disposição das cidades paranaenses.

“Proporcionalmente falando, somos o maior sistema estadual de educação do País. São 100 mil alunos e sete universidades que realizam uma série de soluções para o Estado”, destacou. “Há sempre uma universidade próxima, em todas as regiões do Paraná”, completou Bona.

O Estado conta com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Estadual do Paraná (Unespar), Ponta Grossa (UEPG),Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Oeste do Paraná (Unioeste). O superintendente citou alguns exemplos de como o órgão pode ajudar as prefeituras.

Ele citou a colaboração na construção de planos diretores municipais, organização de concursos públicos e testes seletivos e elaboração de projetos habitacionais e de regularização fundiária, entre outros. “As soluções estão dentro da universidade”, afirmou.

População

Aldo Bona lembrou, ainda, que a própria população pode se aproximar dos campus de ensino superior, através da oferta de cursos de idiomas, assessoria jurídica ou de clínicas veterinárias, mencionando alguns dos serviços ofertados. “Queremos e podemos colaborar com a melhoria da qualidade de vida dos paranaenses”, ressaltou o superintendente.

Palestra Magna

A palestra magna com Leandro Karnal, historiador e professor da Universidade de Campinas (Unicamp) encerrou nesta sexta-feira as apresentações do evento Governo 5.0.

Durante dois dias, o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o vice-governador Darci Piana, secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas públicas apresentaram as soluções tecnológicas e inovadoras que estão pautando a administração estadual. A intenção é fazer com que o processo se espalhe por todos os 399 municípios do Estado, ajudando a transformar o Paraná no Estado mais moderno e inovador do País.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.