Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Governo do Paraná assinaram, hoje (12), dois protocolos de intenções que estabelecem parceria Inter-federativa na prevenção a violações de direitos humanos.

Com a medida, o estado formaliza o intuito de aderir ao programa Criança Protegida e dá início às tratativas para a uniformização do fluxo de informações recebidas pelo Disque 100, pelo Ligue 180 e por outros canais de denúncia sobre violações de direitos administrados em âmbito federal.

“A proteção à criança, à mulher, ao idoso, à pessoa com deficiência ou qualquer outro grupo vulnerável não pode ter outra bandeira que não seja a defesa da vida. Quando assinamos este tipo de documento deixamos claro que para defender direitos devemos deixar de lado qualquer diferença, seja ela ideológica, religiosa ou partidária. Para mudar o cenário atual precisamos unir forças”, diz a ministra Damares Alves.

O protocolo de intenções é o primeiro passo para a formalização de acordos de cooperação, que serão formatados pelas partes nas próximas semanas. A adesão ao Criança Protegida visa garantir a capacitação dos agentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos das pessoas nessa faixa etária, como os conselheiros tutelares, por exemplo.

Também deve fortalecer programas locais, como o “Pacto Infância Segura”, de prevenção e combate a crimes contra a criança, que poderá ser replicado em âmbito nacional, e o “Programa Criança e Adolescente Protegidos”, criado pelo governo do estadual.

Ouvidoria Nacional

Já o acordo relacionado às denúncias do Sistema Nacional de Direitos Humanos define que ambas as partes buscarão “uniformizar a atuação” para “efetivar a reciprocidade na coordenação, no controle e no célere andamento das medidas de proteção e de responsabilização para interrupção das violações de direitos humanos e da família”.

Na prática, a medida, quando concretizada, vai garantir que todas as informações encaminhadas pelo Disque 100 e pelo Ligue 180 serão investigadas pelas autoridades locais, que ficarão responsáveis por informar qual tratamento deram à denúncia.

 “Com isso, garantimos a efetividade dos canais de atendimento do governo federal, que até bem pouco tempo tinha pouquíssimo retorno sobre as demandas enviadas. Já assinamos acordos com o Ministério Público e hoje o cidadão já tem a segurança de que sua denúncia será averiguada. Nenhuma ficará sem resposta”, garante o Ouvidor Nacional de Direitos Humanos, Fernando Ferreira.

Ascom/MMFDH

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.