Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná trabalha de ser o primeiro estado brasileiro na implantação do programa Cidade Amiga do Idoso, replicando nos municípios o modelo de gestão do projeto que já é desenvolvido em Pato Branco, a primeira cidade paranaense e a terceira do Brasil a receber o certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O tema foi tema de reunião nesta segunda-feira (25), em Curitiba, entre representantes da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, da OMS e da Câmara dos Deputados. A secretaria paranaense está implantado uma comissão que atuará para que o Estado seja referência na política de atenção às pessoas idosas, criando condições necessárias para viabilizar nos municípios alterações físicas e sociais para promover mais qualidade de vida para este público.

“O Paraná é o primeiro estado a se preocupar de maneira global com o idoso. As cidades precisam se preparar para acolher essa população da melhor maneira possível”, destacou o diretor-geral da pasta, Adayr Cabral.

Segundo projeções estatísticas da Organização Panamericana de Saúde (Opas), em 2060 a população de idosos do Paraná será maior do que o número de adolescentes com 15 anos. Por isso, a primeira atitude do programa Cidade Amiga do Idoso é formar grupos de idosos para que a opinião deles seja ouvida a fim de atender as necessidades deles.

CERTIFICAÇÃO - Desde 2008, a Organização Mundial da Saúde tem certificado municípios que adaptaram suas estruturas e serviços com acessibilidade para a inclusão de idosos. Para participar do programa o município interessado deve ter em funcionamento o Conselho Municipal do Idoso, além de apresentar um plano de ação com o objetivo de beneficiar a pessoa idosa no transporte, moradia, serviços de saúde e inclusão social, entre outros.

“Ao condicionar a adesão ao programa à existência e funcionamento do conselho municipal, vamos estimular sua criação nos municípios em que ainda não exista, contribuindo para a adoção de ações em prol da população idosa”, disse a relatora da proposta de criação do programa no Paraná, a deputada federal Leandre Dal Ponte.

Quatro cidades brasileiras já receberam da OMS a certificação internacional de Cidade e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa: Pato Branco (PR), Esteio, Porto Alegre e Veranópolis (RS). Mais de 600 cidades e comunidades em 37 países fazem parte da rede global e já trabalham para melhorar seus ambientes físicos e sociais com o objetivo de assegurar o envelhecimento saudável.

A coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Haydee Padilla, explica que para ser membro da Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas é preciso que as autoridades políticas locais firmem um compromisso para desenvolver um plano de ação voltado à adaptação da cidade para as necessidades deste público.

“Cidades em todo o mundo estão se comprometendo, cada vez mais, com a pessoa idosa através de políticas públicas, serviços, ambientes e estruturas que oportunizam a participação ativa dos idosos na sociedade, com segurança e bem-estar. Pato Branco, nesse sentido, pode se orgulhar por ser exemplo para o País”, disse ela.

AEN 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.