Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa recebeu ontem (23), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, para discutir o fortalecimento de parcerias entre o Paraná e o país nórdico. Entre as principais áreas de interesse estão cooperações em projetos de meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, energias renováveis e a ampliação de negócios comerciais. 

Richa lembrou que o Paraná passa hoje pelo maior ciclo industrial de sua história e está sempre aberto a novas parcerias. “A Finlândia é um país muito desenvolvido, referência na áreas de educação, ciência e tecnologia, que muito tem a nos oferecer”, afirmou o governador. “Da mesma forma, nosso Estado também é líder em diversas áreas e um dos principais exportadores dos produtos do agronegócio, o que pode facilitar as parcerias comerciais com o país”, disse. 

A embaixada se prepara para instalar, em Curitiba, uma sede da Câmara de Comércio Brasil-Finlândia, que facilitará a atuação de empresas finlandesas no Estado e intercâmbio de produtos. Atualmente, pelo menos cinco empresas daquele país mantêm unidades no Paraná: a Metso Paper, líder mundial no setor de mineração; a Andritz, fornecedora de instalações, equipamentos e serviços para hidrelétricas; a indústria de plásticos Huhtamäki; a montadora de veículos PKC Group e a empresa química Kemira. 

ESPAÇO PARA AMPLIAR - Para o embaixador Markku Virri, a parceria pode se estender para diversas áreas. “Nosso interesse é ampliar a cooperação entre a Finlândia e o Paraná. Já temos algumas parcerias, mas ainda há espaço para ampliar. Este encontro serviu para abrir possibilidades de novas cooperações”, disse Virri. “Temos um diálogo, por exemplo, entre as universidades finlandesas e paranaenses para cooperação na área de tecnologia”, contou. 

O embaixador também citou um memorando de entendimento entre o governo da Finlândia e o Ministério do Meio Ambiente para a execução de projetos conjuntos no setor de recursos hídricos. “São propostas que devem se estender aos estados e o Paraná, que conta com importantes recursos nessa área, pode se beneficiar. A Finlândia tem as tecnologias e já está trabalhando em Curitiba na despoluição do Rio Barigui.” 

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS – Após o encontro com o governador, o embaixador da Finlândia participou de uma reunião com representantes de secretarias e empresas públicas do Paraná. Foram apresentados os projetos do Estado nas áreas indústria e comércio, meio ambiente, tecnologia, inovação, cultura e energia. 

A proposta é firmar, a partir do ano que vem, um protocolo de intenções constando os setores e projetos de maior interesse para a cooperação internacional. “Vários projetos de cooperação já estão acontecendo, mas outras parcerias podem ser consolidadas e aprofundadas”, explicou o secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, que coordenou a reunião. “Nossa sugestão é desenvolver projetos conjuntos em outras áreas que a Finlândia se destaca, como energias renováveis e tecnologias para melhorar a vida de pessoas com deficiência”, explicou Arns.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.