Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Beto Richa recebeu ontem (23), no Palácio Iguaçu, o embaixador da Finlândia no Brasil, Markku Virri, para discutir o fortalecimento de parcerias entre o Paraná e o país nórdico. Entre as principais áreas de interesse estão cooperações em projetos de meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, energias renováveis e a ampliação de negócios comerciais. 

Richa lembrou que o Paraná passa hoje pelo maior ciclo industrial de sua história e está sempre aberto a novas parcerias. “A Finlândia é um país muito desenvolvido, referência na áreas de educação, ciência e tecnologia, que muito tem a nos oferecer”, afirmou o governador. “Da mesma forma, nosso Estado também é líder em diversas áreas e um dos principais exportadores dos produtos do agronegócio, o que pode facilitar as parcerias comerciais com o país”, disse. 

A embaixada se prepara para instalar, em Curitiba, uma sede da Câmara de Comércio Brasil-Finlândia, que facilitará a atuação de empresas finlandesas no Estado e intercâmbio de produtos. Atualmente, pelo menos cinco empresas daquele país mantêm unidades no Paraná: a Metso Paper, líder mundial no setor de mineração; a Andritz, fornecedora de instalações, equipamentos e serviços para hidrelétricas; a indústria de plásticos Huhtamäki; a montadora de veículos PKC Group e a empresa química Kemira. 

ESPAÇO PARA AMPLIAR - Para o embaixador Markku Virri, a parceria pode se estender para diversas áreas. “Nosso interesse é ampliar a cooperação entre a Finlândia e o Paraná. Já temos algumas parcerias, mas ainda há espaço para ampliar. Este encontro serviu para abrir possibilidades de novas cooperações”, disse Virri. “Temos um diálogo, por exemplo, entre as universidades finlandesas e paranaenses para cooperação na área de tecnologia”, contou. 

O embaixador também citou um memorando de entendimento entre o governo da Finlândia e o Ministério do Meio Ambiente para a execução de projetos conjuntos no setor de recursos hídricos. “São propostas que devem se estender aos estados e o Paraná, que conta com importantes recursos nessa área, pode se beneficiar. A Finlândia tem as tecnologias e já está trabalhando em Curitiba na despoluição do Rio Barigui.” 

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS – Após o encontro com o governador, o embaixador da Finlândia participou de uma reunião com representantes de secretarias e empresas públicas do Paraná. Foram apresentados os projetos do Estado nas áreas indústria e comércio, meio ambiente, tecnologia, inovação, cultura e energia. 

A proposta é firmar, a partir do ano que vem, um protocolo de intenções constando os setores e projetos de maior interesse para a cooperação internacional. “Vários projetos de cooperação já estão acontecendo, mas outras parcerias podem ser consolidadas e aprofundadas”, explicou o secretário Especial de Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, que coordenou a reunião. “Nossa sugestão é desenvolver projetos conjuntos em outras áreas que a Finlândia se destaca, como energias renováveis e tecnologias para melhorar a vida de pessoas com deficiência”, explicou Arns.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL