Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Júnior e o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, assinaram ontem (13) um protocolo de intenções nas áreas de ciência e tecnologia, segurança pública, agricultura, saúde, educação e reaproveitamento de água. O governador recebeu o embaixador para um almoço no Palácio Iguaçu.

O protocolo de intenções tem como objetivo o desenvolvimento de projetos e atividades que fortaleçam as relações comerciais entre o Paraná e a comunidade judaica. O Paraná é o Estado brasileiro que mais compra produtos de Israel – 27% do total acumulado do país, ou cerca de US$ 323 milhões. São Paulo lidera as exportações para Israel, mas o Paraná vem logo em seguida, com 18%, total de US$ 50 milhões por ano.

A balança comercial bilateral entre os países também é mais favorável a Israel. O Brasil exporta cerca de U$ 300 milhões em produtos para o país – com destaque para soja, café, carne refrigerada e suco de laranja - e importa anualmente U$ 1,17 bilhão, principalmente inseticidas e herbicidas.

Para o embaixador, a visita significa aproximar a relação comercial, porque “esse é tempo de Israel e Brasil fazer negócios”. “A importância para Israel é imensa porque todos sabem que agora os governos têm boas relações. No fim do mês o presidente Jair Bolsonaro vai a Israel para assinar esse acordo que eu assinei com o governador. Significa que temos um guarda-chuva federal com o Estado de Israel para trazer tecnologia, intercâmbio de negócios em segurança, agricultura e áreas de interesse dos dois países”, afirmou Yossi Shelley.

Integração

O governador do Paraná ressaltou durante o encontro que a Secretaria de Segurança Pública planeja a integração de todas as forças policiais na Cidade da Polícia e que vai reforçar os investimentos na área para adquirir câmeras, drones e tecnologia de integração das informações. Ratinho Junior disse que o Estado está aberto a investimentos de empresas israelenses, referências mundiais nesse setor.

O tema também foi tratado em reunião do secretário de Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell, com o embaixador na segunda-feira (11). Eles conversaram sobre modelos de segurança pública e integração entre as forças policiais estaduais e as guardas municipais, além dos esforços mobilizados pelo Paraná e por Israel no resgate às vítimas da tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais.

Outro assunto debatido foi o sistema penitenciário. “Acho que temos muito a fazer na área da inteligência artificial, que se trabalha muito em Israel. É muito difícil usar sempre mão de obra para todas as coisas, é preciso usar a tecnologia para reduzir custos fixos do negócio. Convidei o secretário e a equipe a visitar Israel. Israel também é conhecido como país onde ninguém consegue escapar. Também com tecnologia”, completou o embaixador.

Yossi Shelley se reúne ainda nesta quarta com os secretários de Estado e os presidentes da Copel e Sanepar para traçar estratégias de investimentos no Paraná.

Brumadinho

Ao final do encontro, o embaixador convidou o governador do Paraná a visitar Israel e entregou a ele uma foto com as equipes do exército do país que participaram das buscas em Brumadinho. Essa foi a primeira visita oficial do diplomata ao Paraná. A agenda de visitas incluiu reuniões com empresários, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), reitores da Positivo e PUCPR, comunidades evangélica e judaica e uma visita ao Museu do Holocausto, em Curitiba.

Participações

Participaram da recepção ao embaixador o vice-governador Darci Piana; Eduardo Bekin, diretor-presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD); Isac Baril e Ari Zugman, presidente e vice da Sociedade Israelita de Curitiba; o empresário Sidney Axelrud, presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Israelita; e os deputados Hussein Bakri (líder do governo) e Tiago Amaral.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.