Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a adotar as metas globais definidas pelas Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Entre os objetivos, está a erradicação da pobreza. O anunciou foi feito durante reunião do governador Beto Richa com o coordenador do Sistema Nações Unidas no Brasil, Niky Fabiancic, ontem (27), no Palácio Iguaçu. O governador já assinou decreto incluindo os 17 objetivos previstos na Agenda 2030, como meta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná.

“A assinatura demonstra o interesse do Governo do Paraná em dar o apoio necessário para a construção de políticas públicas perenes e de acordo com a agenda das Nações Unidas. Com o apoio da ONU, iremos avançar nas tratativas para viabilizar essas ações que buscam o crescimento e o desenvolvimento sustentável do Paraná", afirmou Richa.

Pioneiro

O coordenador da ONU no Brasil, Niky Fabiancic, disse que o Paraná é o primeiro estado do Brasil a adotar as metas definidas. “Com esse decreto, o Paraná se compromete a investir em ações nos cinco eixos do desenvolvimento sustentável, que são pessoas, planeta, parcerias, prosperidade e paz. Isso é muito importante e pode servir de exemplo e se estender para o resto do país"”, afirmou Fabiancic.

Ele destacou a parceria da ONU com o Paraná e defendeu o trabalho conjunto nas áreas de inclusão social, geração de emprego, juventude e segurança. "Possuímos uma série de iniciativa que podem fazer parte de um pacote para auxiliar o Estado e os municípios", disse.

Família Paranaense

O governador afirmou que o estado já tem várias iniciativas para erradicação da miséria e para o desenvolvimento sustentável. "Nosso Estado tem muitas políticas públicas sustentáveis que podem ser compartilhadas no Brasil e na América Latina", disse ele, citanto o Família Paranaense, que é o principal programa do Governo do Paraná para a superação da pobreza e emancipação das famílias.

O programa é coordenado pela Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com 18 secretarias de Estado e órgãos estaduais, além dos municípios. Desde a implantação, mais 230 mil famílias foram atendidas, um investimento de R$ 131 milhões.

“O programa tem sucesso ao aliar erradicação da miséria e inserção no mercado de trabalho, é considerado modelo para o Banco Intermericano de Desenvolvimento e já foi levado para países da América Latina e Caribe”, afirmou a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Durante a reunião, Beto Richa também reforçou o apoio do Governo do Estado para a instalação de um escritório da ONU em Curitiba. A estrutura deve possibilitar um intercâmbio de experiências, práticas e políticas públicas para a criação de projetos de aplicação nos municípios e no Estado.

Nova Agenda propõe ação mundial para o alcance de 17 objetivos

Definida em setembro de 2015, pelos 193 países-membros da ONU, a nova agenda de desenvolvimento propõe uma ação mundial coordenada entre os governos, empresas, academia e sociedade civil, para alcançar os 17 objetivos e e suas 169 metas. O objetivo é erradicar a pobreza e promover vida digna para todos através do desenvolvimento sustentável.

“O Paraná terá uma participação mais afetiva no cumprimento dessas metas para elevar a qualidade de vida dos paranaenses. Vamos definir as ações para atingir os objetivos definidos”, afirmou a vice-governadora Cida Borghetti.

Os 17 objetivos são: erradicação da pobreza; acabar com a fome incentivando a agricultura familiar; oferecer condições de saúde e bem estar a todos; garantir educação de qualidade; igualdade de gênero; assegurar a todos água potável e saneamento; energia limpa acessível; trabalho decente e crescimento econômico; promover a industrialização inclusiva e inovadora; assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis; combater a mudança do clima e os seus impactos; conservar a vida nos oceanos; conservar a vida terrestre; garantir paz, justiça e instituições eficazes, e fortalecer parcerias para o desenvolvimento sustentável.

Reunião busca parcerias entre PNUD e Governo

Nick Fabiancic e sua comitiva estão no Paraná para tratar, ainda, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Depois do encontro com o governador, a comitiva teve uma reunião com integrantes do governo estadual para estabelecer parceria, por meio de metodologias em gestão de projetos, gestão pública, saúde, educação, segurança.

O PNUD executa diversos projetos em diferentes áreas com o foco no desenvolvimento humano, combate à pobreza e crescimento do em áreas prioritárias. Oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional.

O encontro prosseguirá durante todo o dia e as informações do Paraná são apresentadas pela Defesa Civil, Planejamento, Meio Ambiente, Celepar e outros órgãos do Governo. Um dos objetivos do Estado é cruzar dados e informações do PNUD para oferecer aos gestores públicos informações confiáveis sobre a situação de cada município do Estado em diversos temas que refletem nas questões de cidadania e direitos humanos.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.