Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Iniciativa para a promoção do desenvolvimento infantil será coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário

O Paraná é um dos 9 estados que serão parceiros do Governo Federal na primeira fase do Criança Feliz. O programa vai acompanhar e estimular o desenvolvimento de crianças nos primeiros mil dias de vida. Experiências já realizadas por estes estados e municípios parceiros vão ser fortalecidas e vão servir de base para o programa federal.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, explica a importância do Criança Feliz e como estas parcerias vão funcionar.

Estimular e acompanhar a criança desde os primeiros dias de vida pode garantir um futuro melhor para ela. Coisas simples como cantar para o bebê, ler, brincar e conversar ajudam no desenvolvimento do cérebro, nos vínculos afetivos, deixam a criança mais inteligente e preparada para vencer a pobreza. É nesta fase da vida que a pessoa aprende boa parte das competências fundamentais para a vida adulta. Para ajudar os pais, profissionais capacitados vão fazer visitas semanais e ensinar às famílias como o cuidado nesta fase é importante para o futuro dos pequenos.

O programa será coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário em conjunto com diversas áreas como educação, justiça, assistência social, cultura e saúde. Além do Paraná, 8 estados e 95 municípios irão fortalecer ações voltadas à primeira infância em 2016. A meta é levar o programa para país inteiro até 2018, atendendo mais de 4 milhões de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Asimp/MDSA

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios