Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa de concessões na área da infraestrutura, projetos de parcerias público-privadas e um ambiente propício para negócios tornam o Paraná o Estado atrativo para investidores. A avaliação é do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que abriu ontem (21) a segunda edição do Paraná Day.

O evento reuniu, em Brasília, cerca de 200 pessoas e abriu a possibilidade de equipes do Governo do Estado de interagir com embaixadores, cônsules e adidos comerciais de 15 países, além de empresários. “O Paraná é um Estado de oportunidades”, afirmou o governador. “Queremos convidar mais investidores, mais empresas brasileiras e estrangeiras para investirem no nosso Estado”.

Ratinho Junior destacou os projetos de infraestrutura previstos para os próximos anos e que serão abertos para a participação da iniciativa privada. “Em especial na parte de concessões, que terá grande destaque nos próximos anos. O Paraná terá o maior leilão de rodovias do País, com 4,1 mil quilômetros que serão disponibilizados para o mercado”, explicou o governador.

Também estão previstos, salientou o governador, o leilão de quatro aeroportos do Estado (Londrina, Foz do Iguaçu, Afonso Pena e Bacacheri), além de um novo traçado da Ferroeste até Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. “Tudo isso acaba sendo um grande atrativo para o setor privado”, ressaltou Ratinho Junior.

Ambiente

Ele também salientou o bom ambiente político do Estado, com a interlocução direta com deputados estaduais e federais, senadores e o governo federal, a mão de obra qualificada, área logística estruturada e localização geográfica privilegiada, próxima a grandes centros consumidores da América do Sul.

“A vocação do paranaense é ser um povo muito trabalhador, isso é muito importante para quem quer investir e gerar emprego no Estado. Temos segurança jurídica, um polo industrial muito forte e um posicionamento geográfico que é muito vantajoso”, disse o governador.

Paraná Day

O presidente da Agência Paraná Desenvolvimento (APD), Eduardo Bekin, disse que o evento contribui para promover o ambiente de negócios do Paraná. “É muito importante para o Paraná se mostrar e abrir seus números. Estamos abrindo as portas para encurtar o caminho para os investimentos, aproximar e conectar os investidores aos gestores do Estado”, explicou.

Os participantes acompanharam painéis que apresentaram as oportunidades de investimento e o ambiente de inovação do Estado, e também participaram de rodadas de conversa com as equipes do governo para fomentar novas parcerias. A primeira edição do Paraná Day aconteceu em fevereiro, em Curitiba, e um novo encontro está sendo planejado para ocorrer em Nova York.

“Uma coisa é os representantes de governos estrangeiros lerem matérias no jornal sobre o Estado, outra coisa é eles ouvirem da própria boca dos secretários e do governador”, destacou Bekin. “O governo mostra que está afinado, que tem uma postura muito transparente e que está aberto para os mercados nacionais e internacional. Já temos algumas tratativas em andamento em função deste evento”, salientou.

Painéis

O novo desenho da estrutura do Estado – que prioriza o enxugamento da máquina pública, diminuição no número de secretarias e a implantação de um programa de compliance para dar mais transparência e eficiência à gestão – foi apresentado no painel mediado pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Na discussão, foram destacadas a Lei de Parcerias Público-Privadas (PPP), privatizações e a garantia de apoio do Estado à iniciativa privada. O Estado estuda privatizar a Copel Telecom e a Compagás, além de abrir para concessão privada os parques estaduais de Vila Velha, Guartelá, do Cerrado e do Monge.

“Temos muitas opções de investimento. Estamos chamando especialistas do Brasil e do mundo inteiro para ver, onde for possível abrir as portas para o investimento privado, nós abriremos. A mudança que queremos parte da iniciativa com o setor privado”, afirmou o secretário do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge.

O outro painel foi mediado pelo superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e destacou a abertura do Estado para uma agenda de inovação, fomentada pelos institutos de tecnologia e pesquisa e pela rede de universidades estaduais. “O Paraná tem um conjunto de ativos tecnológicos. Há toda uma estrutura de sustentação de investimentos no nosso Estado”, salientou Bona.

Avaliação

A embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sandra Lang Linkensederova, afirmou que o País já mantém boas relações com o Paraná, e que o evento desta terça-feira ajuda a fomentar parcerias. Ela estará em Curitiba na próxima semana para novas reuniões de trabalho.

“O foco do Paraná na inovação, agricultura e no setor automotivo define a nossa ideia de trazer empresas dessas áreas para investirem no Estado”, disse a embaixadora. “Vamos abrir, muito em breve, uma eventual colaboração para a indústria automotiva e reforçar a cooperação na área de ciência e inovação, que podem resultar em projetos comuns de pesquisa e desenvolvimento. O Paraná é um local onde esse projeto poderia se desenvolver”, afirmou.

A embaixada da Bélgica também planeja novas parcerias com o Paraná e vai promover, em outubro, um evento em Curitiba para aproximar empresas belgas do Paraná. “Eventos como este corroboram a visão que temos do Paraná de um estado que vai direto ao ponto, foca em eficiência e demonstra muito dinamismo”, afirmou o embaixador Patrick Herman.

O adido comercial da Itália, Angelo Maria Bicciré, destacou a forte presença italiana no Paraná e a possibilidade de novos negócios do País no Estado. “Sempre olhamos para o Estado com olhos diferentes. Este evento foi muito bem organizado e focado, o Paraná apresentou exatamente o que está pensando em fazer, com uma nova gestão muito dinâmica apontando para a eficiência e rapidez”, avaliou. “Com certeza, muitas das empresas italianas que estão presentes no Brasil vão ficar de olho neste novo Paraná”, afirmou.

Presenças

Participaram do evento os secretários de Estado da Comunicação e Cultura, Hudson José; Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; e da Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell; os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia; da Celepar, Allan Costa; o diretor do Tecpar, Fábio Cammarota; da Fomento Paraná, Heraldo Neves; o diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira.

A bancada federal do Paraná em Brasília foi representada pelo senador Oriovisto Guimarães e pelos deputados federais Toninho Wandscheer, Evandro Roman, Luciano Ducci, Pedro Lupion, Christiane Yared e Vermelho. O deputado estadual Emerson Bacil também esteve presente.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.