Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O vice-governador Darci Piana recebeu na terça-feira (8) a chefe de Delegação Adjunta da União Europeia (UE) no Brasil, Ana Beatriz Martins. Na reunião, foram discutidos temas de interesse do Governo do Estado, como a janela para investimentos estrangeiros em infraestrutura (rodovias e ferrovias) e projetos de turismo e comércio bilateral, além do acordo Mercosul-UE.

“Tratamos de assuntos de interesse do Paraná e da União Europeia. Podemos sair na frente com negócios futuros, graças a nossa economia diversificada e volume de produção nas cadeias de frango, porco e boi”, afirmou Darci Piana. Ele lembrou que o Paraná também busca o status de área livre da febre aftosa sem vacinação, o que permitirá que o Estado tenha mais espaço no mercado europeu.

Os 28 países da UE e os quatro do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) somam um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 20 trilhões, cerca de 25% da economia mundial, e o mercado consumidor dos 32 países alcança 780 milhões de pessoas. O comércio entre os dois blocos passou de US$ 90 bilhões em 2018. A maior parte dos produtos exportados pelo Mercosul para a União Europeia é de origem agrícola, como soja, azeite de soja e café.

O encontro também teve como objetivo renovar os contatos iniciados por ocasião da Visita Oficial dos Chefes de Missão dos Estados-Membros da União Europeia, em 2018. A Delegação do Brasil tem status de missão diplomática e representa oficialmente os interesses da comunidade europeia.

Ganhando o mundo

O vice-governador também citou o projeto Ganhando o Mundo, iniciativa do Governo do Estado para encaminhar estudantes da rede pública para fazer intercâmbio em países de língua inglesa. O projeto está na Assembleia Legislativa e deve vigorar a partir do ano que vem. “Em paralelo ao acordo, queremos aproximar os empresários do Paraná e dos países europeus e abrir a possibilidade de acordos com turismo, educação e cultura”, complementou Piana.

Investimentos

O Paraná está aberto a investimentos estrangeiros e já possui uma boa relação com empresas europeias, principalmente as automotivas, destacou Darci Piana. Ele explicou que está sendo preparada a licitação do Anel de Integração, em 2021, com 4,1 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais, e a reestruturação da Ferroeste a partir dos corredores Paranaguá (PR) a Maracaju (MS) e do ramal Cascavel a Foz do Iguaçu.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.