Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações visam desenvolver a Tecnologia da Informação no Estado

O Paraná estabeleceu um acordo com Valência, na Espanha, a fim de criar um canal de integração e um ambiente propício para o desenvolvimento da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Um termo de cooperação foi assinado entre a Agência Paraná de Desenvolvimento, a Assespro - Paraná (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação - Paraná) e o IVACE (Instituto Valenciano de Competitividade Empresarial), durante uma cerimônia realizada na segunda-feira, dia 13, no Palácio das Araucárias.

O Estado foi selecionado em um projeto de Cooperação Urbana Internacional da União Europeia com a América Latina e o Caribe, que objetiva identificar e destacar as vantagens competitivas de cada região e mobilizar as partes interessadas e os recursos regionais em torno de uma visão voltada para a excelência e para o futuro. Quem será a intermediadora dos conhecimentos para a região do Paraná será a Comunidade Valenciana através do IVACE.

No Paraná, o projeto contempla as seguintes dimensões: a vertical; sendo a transformação digital, a indústria agroalimentar e as cidades inteligentes; e a horizontal que são as estratégias para o desenvolvimento da economia baseada em tecnologia e que seguem as localidades dos arranjos produtivos de software no Paraná. São eles: Curitiba, Londrina, Maringá, APL Iguaçu com cidades polo como Foz do Iguaçu, Cascavel, Marechal Candido Rondon, Medianeira e Sudoeste. Há também a dimensão transversal, que se trata da cooperação universitária.

Com o acordo, será viabilizada a vinda de um bolsista da União Europeia, que trabalhará como intermediário da implantação do projeto. "Este bolsista nos auxiliará nas conexões com comunidade de Valencia, formalizando acordos e executando ações que garantam o desenvolvimento tecnológico do Estado", afirmou Izoulet Cortes Filho, diretor de projetos e negócios internacionais da Assespro-PR e consultor do SEBRAE na Governança estadual de T.I.C.

Segundo ele, este projeto caracteriza-se com a porta de entrada do Brasil na União Europeia, visto que este será um laboratório vivo que auxiliará no desenvolvimento tecnológico do Estado a curto, médio e longo prazo.

"Existe a articulação do ambiente espanhol pelo Instituto Valenciano de Competividade Empresarial com a Rede de Parques Científicos e Tecnológicos Europeia, da qual também são co-fundadores. Isto se configura em um forte canal de entrada e conexão para o Estado com a Europa e alinha-se ao discurso do atual governo do Estado que é Paraná Inovador e o da  governança estadual de TIC com o horizonte 2035", complementa Izoulet.

Um mapa de oportunidades já foi criado e um dos primeiros setores paranaenses a serem trabalhados será o do agronegócio, com o desenvolvimento da visão computacional na citricultura.

O projeto utilizará a metodologia RIS3 - Estratégias de Pesquisa e Inovação para a Especialização Inteligente. Bastante utilizada nas políticas de desenvolvimento regional da União Europeia, a metodologia reúne ferramentas importantes que se baseiam em conhecimento e inovação para promover mudanças estruturais de economias regionais.

Estiveram presentes na cerimônia: Aldo Nelson Bona - Secretário Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Adriano Krzyuy – Presidente da Assespro-PR; Luiz Márcio Spinosa – diretor da Fundação Araucária; Valdemar Bernardo Jorge da Secretaria Estadual do Planejamento e Coordenação Geral; José Eduardo Bekin e Jean Carlos Alberini – da Agência Paraná de Desenvolvimento. Participaram também do evento uma delegação do Ministério do Desenvolvimento Regional, dos governos da Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal, além de representantes do governo da Suécia.

Estes representantes e uma comitiva de Valência seguem durante a semana em Curitiba, participando de eventos e debatendo assuntos como sistema de plantio direto, cidades sustentáveis e bioenergia. Também está programada uma visita ao Parque Tecnológico Itaipu na quinta-feira, dia 17.

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.