Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Termina nesta semana, em Curitiba, o primeiro Curso de Especialização em Análise de Situação de Saúde, promovido pela Escola de Saúde Pública do Paraná em parceria com a Universidade Federal de Goiás. Ontem (9), 57 alunos apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso para obtenção do diploma de pós-graduação.

O projeto foi destinado à qualificação de profissionais de saúde dos três estados do sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para participar, era necessário que o aluno tivesse curso superior e integrasse a equipe da rede pública de saúde, seja ela em âmbito federal, estadual ou municipal.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Sezifredo Paz, este aprendizado terá impacto direto na melhoria do processo de trabalho das unidades vinculadas ao SUS. “Essa área é essencial para o planejamento das ações de saúde pública. Ter um diagnóstico preciso da realidade do sistema e da epidemiologia local permite que o gestor tenha subsídios para propor mudanças pontuais que beneficiem a população”, ressaltou.

A coordenadora do curso, Marta Rovery, explica que o objetivo foi incentivar os alunos a incorporar o conhecimento adquirido em seus locais de trabalho. “Muitos fizeram trabalhos de conclusão de curso que servirão para solucionar problemas em seus próprios municípios e regiões. Isso mostra o quanto este tipo de curso contribui para melhoria da gestão do sistema”, afirmou.

O Paraná ocupou 80% do total de vagas disponíveis e a expectativa é que os trabalhos apresentados possam ser aplicados na rotina das equipes de saúde tanto estaduais como municipais.

Os artigos serão compilados em uma revista a ser publicada pela Secretaria da Saúde.

Realizado na modalidade semipresencial, o ponto focal da região Sul foi a sede da Escola de Saúde Pública, em Curitiba. Além do Paraná, foram estabelecidas unidades de apoio em Goiás e Pernambuco. Todo conteúdo foi dividido em nove módulos temáticos, completando uma carga horária de 444 horas – sendo 336h à distância e 108h com atividades presenciais.

PROGRAMA - Entre os temas abordados, estavam introdução à análise da situação de saúde, metodologia aplicada, análise de dados demográficos, sistemas de informação em saúde, análise de séries temporais na epidemiologia, sistema de informação geográfica aplicado à análise da situação de saúde, análise da desigualdade em saúde, inquéritos populacionais e priorização baseada em indicadores.

Esta também foi a oportunidade dos profissionais discutirem problemas como a mortalidade de jovens por acidentes de transportes, mortalidade infantil e materna, entre outros assuntos relevantes no cenário brasileiro. Em módulos teóricos e instrumentais, a especialização apresentou ferramentas de software e técnicas estatísticas, mas sempre analisando a questão de maneira abrangente, sem focar apenas em números.

EDUCAÇÃO PERMANENTE - Para a diretora da Escola de Saúde Pública, Ana Lúcia Fonseca, o encerramento do curso simboliza um sentimento de missão cumprida a todos os envolvidos. “Trouxemos esta especialização ao Paraná, pois ela está em consonância com a nossa política de educação permanente. Hoje, com a apresentação dos trabalhos, vemos que este esforço foi recompensado e trará ganhos inestimáveis à população”, afirmou.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.