Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O chefe da Casa Civil afirmou na sexta-feira (17) que a greve liderada pela APP-Sindicato, que prejudica a vida de um milhão de estudantes e suas famílias, tem uma pauta financeira que não se justifica. Segundo ele, o Governo do Paraná investe 34,5% das suas receitas no sistema estadual de ensino para melhorar a qualidade de educação no Estado.

“A Constituição manda investir 25% das receitas. O Paraná tem uma lei que manda investir 30%, e nós estamos aplicando 34,5% na educação pública”, disse Rossoni durante evento em Campo Mourão. Ele afirmou que com este volume de investimento, o governo e os professores deveriam estar discutindo a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Paraná.

O assunto, contudo, não está na pauta da APP-Sindicato. “Só querem discutir salário”, afirmou Rossoni, alertando que o governo não tem como avançar no gasto com a folha de pagamento. “Estamos no limite do gasto com pessoal. Não seremos irresponsáveis de acenar com alguma coisa que pode não ser cumprida”.

Rossoni apresentou outro dado importante, que demonstra a prioridade concedida pelo atual governo para atender às reivindicações do magistério estadual. Segundo ele, desde 2011, os professores tiveram reajuste de 146%, contra uma inflação de 49%.

“Sempre que foi possível, o governo deu reajuste acima da inflação. Neste momento não é possível falar em novas despesas com a folha. A crise é grave e exige sacrifícios de todos”, explicou o secretário. “O que podemos dizer aos servidores é que podem ficar tranquilos, porque o Paraná não vai atrasar salários”.

O chefe da Casa Civil também lembrou que em 2017 o governador Beto Richa autorizou a implantação de 94 mil promoções e progressões de carreira, sendo 75 mil benefícios para os servidores da educação. “Isso vai representar um acréscimo de R$ 1,4 bilhão na folha do Estado ao longo do ano”, afirmou Rossoni.

Ele disse que o governo gostaria de ampliar o diálogo com os professores para além das reuniões com a APP-Sindicato que, segundo ele, atua com um viés político muito grande. “A APP está de luto porque perdeu o Lula, perdeu a Dilma e não aceita esta derrota político-partidária. O partido deles tinha que ser os professores e não o PT. Nós não vamos nos submeter aos caprichos do sindicato”.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.