Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, lançou na última sexta-feira (4) o EducaSUS, um programa inédito do Paraná que vai oferecer bolsas de incentivo a projetos voltados à qualificação da rede pública de saúde. O objetivo é fomentar a inovação no setor, incorporando novos conceitos, processos de trabalho e tecnologias aos serviços de saúde. 

A iniciativa será coordenada pela Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em parceria com a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Funeas). “Trata-se de um marco para a história da pesquisa e da educação permanente na área da saúde. Com o EducaSUS, teremos condições de valorizar a expertise dos nossos profissionais e também incentivar a atuação de novos pesquisadores”, explicou o secretário. 

Nesta primeira etapa, cinco modalidades serão contempladas: Ensino, Pesquisa, Extensão, Estímulo à Inovação e Produtividade. O valor das bolsas vai variar de R$ 1,1 mil a até R$ 12,5 mil por mês, dependendo da categoria e da qualificação do profissional ou aluno. 

QUADRO PRÓPRIO – O grande diferencial é a possibilidade de concessão de bolsas a servidores de notório saber, mas que não necessariamente possuem formação acadêmica. De acordo com Caputo Neto, esta será uma das soluções para melhorar o processo de transição entre os servidores mais experientes e os novos que acabam de ser aprovados no recente concurso da saúde. 

Ele afirma que o Estado tem no quadro próprio diversos profissionais que são referência em suas áreas e hoje estão prestes a se aposentar. “São pessoas que sairiam do serviço público e levariam consigo todo um conhecimento prático. Com o programa, será possível viabilizar uma maneira de eles compartilharem experiências com os novos servidores”, enfatizou o secretário. 

OFERTA – As primeiras bolsas devem ser concedidas no início de 2017. O chamamento público para a inscrição de projetos será amplamente divulgado. O cronograma de todo o processo de seleção ainda está sendo definido pela direção da ESPP e da Funeas. 

De acordo com o diretor-administrativo da Funeas, José Carlos de Abreu, a criação do EducaSUS só foi possível graças à natureza jurídica da instituição. “A Funeas trabalha para abrir novas oportunidades para a Secretaria de Estado da Saúde. Atuamos em prol da saúde da população e a educação permanente dos profissionais é uma das formas de contribuir para a melhoria dos serviços”, destacou. 

ESCOLA DE SAÚDE – O lançamento do EducaSUS aconteceu durante as comemorações do aniversário de 58 anos da Escola de Saúde Pública do Paraná. A unidade é responsável pela formação e capacitação de cerca de 1,5 mil profissionais de saúde por ano. Há ainda cursos voltados à comunidade, como os que foram realizados para formação de conselheiros de saúde. 

Para a diretora da ESPP, Ana Lucia Fonseca, os últimos seis anos foram marcados por uma série de avanços na organização da entidade. O destaque ficou por conta do credenciamento junto ao Sistema Estadual de Educação, um sonho antigo da Escola. “Com a medida, a ESPP ganhou mais autonomia e passou a certificar seus próprios cursos de especialização”, lembrou. 

Segundo ela, o futuro deve ser ainda mais promissor. “Em breve, vamos iniciar os cursos de saúde na modalidade de Educação à Distância. Só no ano que vem, a iniciativa deve beneficiar mais de 1,5 mil pessoas”, declarou. 

A solenidade comemorativa ao aniversário da ESPP também contou com a presença de ex-diretores e personalidades que contribuíram para a evolução da Escola, como o presidente do Conselho Estadual de Educação, Oscar Alves. Na oportunidade, foi inaugurada ainda a nova galeria de ex-diretores da Escola.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.