Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Portal da Transparência paranaense foi avaliado com 9,96, frente à média nacional de 8,8. Em comparação com dois anos atrás, o Estado subiu 12 posições na classificação dos estados e Distrito Federal.

O Paraná alcançou a segunda melhor nota entre os estados na Escala Brasil Transparente (ETB), editada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e publicada ontem (15). O Portal da Transparência paranaense foi avaliado com 9,96, frente à média nacional de 8,8. Em comparação com dois anos atrás, o Estado subiu 12 posições na classificação dos estados e Distrito Federal.

O trabalho desenvolvido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) fez o Paraná passar dos 7,87 alcançados em 2018 para os 9,96, da avaliação mais recente. “Transparência é uma das diretrizes do Governo do Estado, explicitada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, desde o início. Sem transparência, a sociedade não tem como exercer seu direito de controle social sobre a administração pública. Quanto maior a transparência e o controle, menor a ocorrência de eventuais casos de corrupção”, afirmou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

Ele acrescentou que o Portal da Transparência do Paraná tem informações e funcionalidades que não foram avaliadas pelos critérios estabelecidos para esta edição da escala. “Essa avaliação é muito importante, mas trabalhamos além dela. Temos muitos dados que não foram avaliados, mas que estão disponíveis para a sociedade”, acrescentou Siqueira.

Metodologia

De 1º de abril de 2020 a 31 de dezembro do mesmo ano, foram avaliados todos os estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes. Conforme o site Mapa Brasil Transparente, da CGU, foram avaliados 691 entes. “Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet)”, explica o site.

Pela metodologia adotada pela ETB, foi verificada a publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outros dados. Na chamada transparência passiva é avaliado o retorno dado a pedidos de acesso à informação.

“Só não alcançamos a nota máxima por que ainda não estar disponível datas de início de obras. Já estamos trabalhando para alterar o sistema e permitir que essa informação seja exibida no Portal da Transparência”, disse Matheus Gruber, coordenador de Transparência e Controle Social.

O Paraná, apesar da segunda melhor nota, 9,96, ficou na quarta colocação; a quinta foi ocupada por Mato Grosso do Sul, com 9,88. Foi o melhor resultado entre os estados do Sul: Rio Grande do Sul ficou em 10º lugar, com 9,72; e Santa Catarina, em 14º, com 9,21. Com 10, empataram Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais.

Portal

Gruber explicou que a disposição de informações está em permanente estudo para aplicar mudanças que facilitem ainda mais o acesso à informação por parte da população. Ao se comparar o período desde o início do ano, em 2018, o portal teve 143 mil usuários, e em 2021 conquistou 212 mil usuários. A média diária de usuários é de 5 mil e de visualizações, 25 mil, excluindo-se os fins de semana, quando esses números caem abaixo da metade.

Apesar do aumento de 48% no número de usuários, a quantidade de visualizações ou páginas não foi tão expressiva: passou de 1,2 milhão para 1,4 milhão. Gruber explicou que melhorias aplicadas no portal permitem ao usuário chegar à informação desejada com menos “cliques”, dispensando páginas intermediárias. “Dessa forma, apesar do grande aumento no número de usuários o aumento no número de páginas visualizadas não foi tão expressivo”, disse o coordenador.

Confira AQUI no portal da CGU.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.