Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná aposta no pacote de investimentos em infraestrutura e na modernização do Estado para ampliar o intercâmbio comercial com a Alemanha. As ações já implementadas e as planejadas pela atual gestão foram apresentadas nesta quarta-feira (27) pelo vice-governador Darci Piana ao cônsul-geral da Alemanha, Axel Zeidler, e ao cônsul honorário Andreas Hoffrichter. A reunião aconteceu no Palácio Iguaçu.

O vice-governador destacou que, nas próximas semanas, o governo paranaense vai lançar um programa abrangente de investimentos em infraestrutura, com ações em rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e energia elétrica. Piana disse que o Estado está aberto a parcerias público-privadas (PPPs) e investimentos diretos da iniciativa privada alemã, além de ter interesse em importar tecnologias que reduzam custos e aumentem a produtividade das empresas paranaenses.

“Além de trabalharmos num governo novo, austero, com corte de despesas, precisamos de capital de fora, e nos interessa que venha de países que tenham tecnologia e possam nos ensinar e investir para ampliar a nossa capacidade produtiva, melhorar o nosso parque industrial e, com isso, ganhar emprego e renda, fazendo com que o Estado melhore ainda mais”, afirmou.

Ele ressaltou que a nova gestão está empenhada na desburocratização visando facilitar o trâmite dos investidores. “Não pode uma empresa demorar 2, 3 anos para ter autorização para começar a produzir ou até para começar a própria empresa. Temos conversado com a Junta Comercial, IAP, Sanepar, Copel, todas as nossas vinculadas, para agilizar investimentos no Paraná e mostrar que nossa preocupação é fazer desse Estado o mais moderno do País”, disse o vice-governador.

INTERESSES - O cônsul alemão salientou que a ideia é expandir o intercâmbio econômico, gerando benefícios mútuos. “O Paraná pode oferecer as melhores condições para a indústria alemã, que já tem uma base forte na Grande Curitiba. Além disso, tem muitas empresas pequenas e médias que poderiam aproveitar esse bom clima para investimentos”, afirmou. Entre as áreas de interesse estão as indústrias automobilística e eletrometalmecânica, setores em que já atua no Estado, além de energia renovável e eficiência energética, onde o país é líder mundial.

MODELO DE GESTÃO - “O interesse das empresas alemãs no Paraná é muito grande e um dos motivos é a infraestrutura muito melhor, em comparação com outros estados. Não é à toa que, nos últimos anos, o PIB do Paraná cresceu acima da média nacional”, enfatizou o cônsul honorário, que também preside a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Na avaliação de Hoffrichter, o Paraná é um Estado modelo na gestão e as medidas de austeridade e redução de custos são um sinal positivo para os investidores alemães de que o Estado está fazendo a lição de casa - e alemão gosta muito quando alguém faz a lição de casa.

CHILE - Darci Piana também recebeu o cônsul-geral do Chile, Mario Patricio Arriagada de Lafuente, e o cônsul honorário Luiz Celso Branco. Na reunião, o vice-governador disse que o Governo do Paraná quer estreitar ainda mais a relação com o país, principalmente na área comercial. O cônsul-geral chileno ressaltou que o Chile está de portas abertas para futuras parcerias com o Estado.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.