Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Estamos em pleno Julho Dourado, Lei Estadual nº 19.472/2018 de minha autoria! Seu objetivo é realizar ações e motivar a população para que reflita sobre o bem-estar dos animais de rua e animais domésticos de estimação. Infelizmente, recebi uma triste notícia relacionada a esse assunto: o Paraná registrou esse ano um aumento de denúncias de maus-tratos contra animais domésticos”, lamentou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo.

O Governo do Estado divulgou dados do Disque Denúncia 181, ferramenta da secretaria estadual de Segurança Pública (Sesp), que apontam aumento de 111,6% nas denúncias de maus-tratos a animais domésticos no Estado nos primeiros cinco meses de 2021, se comparado ao mesmo período de 2020. A diferença é de 2.298 para 4.864.

Segundo o Governo do Estado, os fatores que contribuem para este aumento são: a confiança da população na ferramenta e também a agilidade de apuração e resolução. Diversas situações configuram crimes, dentre elas a falta de higiene (que possa prejudicar a saúde do animal), prender o animal em uma corrente ou corda, sem um tamanho mínimo adequado, restringindo a sua movimentação, além de bater, castigar, abandonar ou deixar sem alimentação.

A Central de Denúncias 181 atende pelo telefone (mesmo número) ou pelo site www.181.pr.gov.br. Na segunda opção, é possível inserir imagens que podem colaborar com as investigações. A denúncia é totalmente anônima. Também é possível procurar a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e a Força Verde.

“Vale lembrar que, em setembro de 2020, foi sancionada a Lei Federal 14.064/20, que aumenta a punição para quem maltrata cães e gatos. Antes, a pena era de três meses a um ano e multa. Com a nova lei, passou a ser reclusão de dois a cinco anos, multa, além da proibição da guarda do animal”, destacou o deputado Cobra Repórter.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp/Com informações da Agência Estadual de Notícias

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.