Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Paraná sedia a primeira Capacitação de Multiplicadores do Programa Criança Feliz da Região Sul, que teve início ontem (13), no auditório do Núcleo Regional de Educação de Curitiba. O treinamento, organizado pela Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, reúne profissionais das áreas de assistência social, pedagogia e psicologia do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Participam técnicos das secretarias estaduais da Família e Desenvolvimento Social; da Saúde; da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos; da Educação, da Cultura, além de profissionais da Fundação de Ação Social de Curitiba. 

Segundo a superintendente de assistência social da Secretaria da Família, Maria de Lourdes San Roman, o curso formará multiplicadores, que serão responsáveis em transmitir as informações recebidas às equipes municipais, compostas por supervisores e visitadores. 

“Estamos preparando nossas equipes para cumprir as metas do programa. Com isso, vamos fortalecer o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, trabalho que já é feito no Paraná, especialmente com os programas Família Paranaense e Mãe Paranaense”, disse Maria de Lourdes. 

A superintendente lembrou que, atualmente, 36 mil famílias em situação de risco e vulnerabilidade social recebem acompanhamento familiar integral por meio do programa Família Paranaense. 

DESTAQUE - Presente à abertura do treinamento, o secretário Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDS) e coordenador do programa Criança Feliz, Halim Antonio Girade, disse que poucos estados desenvolvem programas que atendem a primeira infância, e elogiou o trabalho desenvolvido pelo programa Mãe Paranaense, do Governo do Paraná. 

“Esse é um programa que tem respeito e tem resultados. Então temos que fazer uma integração e um fortalecimento do que já existe. E que aqui continue todos esses programas existentes que são muito bons. No Paraná, profissionais técnicos e as decisões políticas, são muito importantes não só para o Estado, como para o país”, ressaltou Girade. 

CRONOGRAMA – A capacitação de multiplicadores tem carga horária de 80 horas e segue até o dia 23 fevereiro. A programação inclui orientações teóricas e atividades práticas, com palestras, oficinais, visitas a Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), entre outras atividades. 

“O visitador não vai trabalhar diretamente com a criança, mas vai orientar a família, para que trabalhe com a criança. Vai incentivar os cuidadores a conversar, dar carinho, contar histórias, o aconchego, o abraço. É desta forma que se constrói e se edifica seres humanos integrados socialmente”, afirmou o secretário nacional. 

CRIANÇA FELIZ - Lançado em outubro de 2016, o programa Criança Feliz é norteado pelo Marco Legal da Primeira Infância. Ele acompanha crianças de zero a três anos do programa Bolsa Família e as de até seis anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), incluindo as vítimas de microcefalia por zika vírus. São ações de várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. As famílias recebem visitas periódicas, que têm o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil na primeira infância. 

O prazo para adesão dos municípios ao programa encerra no dia 24 de fevereiro. Dos 190 municípios paranaenses aptos a participarem, até agora 55 fizeram a adesão. A previsão é de que sejam atendidas entre 100 e 4 mil crianças por cidade, conforme o porte.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.