Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu na quinta-feira (14), no Palácio Iguaçu, embaixadores e cônsules da Rússia, China, Índia e África do Sul e reafirmou o interesse do Paraná em ampliar os negócios com esses países que, junto com o Brasil, formam o Brics. “Temos a possibilidade de aumentar a relação econômica, já que somos o maior produtor de grãos, frango e proteína animal do Brasil, temos o segundo maior abate de suínos e a segunda bacia leiteira do País”, disse o governador.

Os diplomatas estão em Curitiba para a primeira reunião do grupo em 2019, encontro preparatório para a 11ª Cúpula do Brics, que acontece em Brasília em novembro. O grupo é um dos principais parceiros comerciais do Estado e responde por 34,5% das exportações paranaenses. As vendas externas de produtos paranaenses para os quatro países chegam a US$ 20,040 bilhões, com negócios que somam US$ 6,918 bilhões.

Ampliar

Ratinho Junior destacou que 80% da exportação do Estado é do agronegócio. “Nossa vocação é produzir alimentos. O Paraná é o maior produtos de alimentos por metro quadrado do mundo, em variedade e quantidade, e mantém um relacionamento comercial muito próximo com esses países”, disse.

“Temos a possibilidade de ampliar essa relação, já que somos o maior produtor de grãos, frango e proteína animal do Brasil, temos o segundo maior abate de suínos e a segunda bacia leiteira do País”.

Importar

De acordo com o governador, o Estado também está aberto à importação dos produtos fabricados nesses países e à atração de novas empresas. “Queremos colaborar com o desenvolvimento do bloco, contribuindo também com a participação do Brasil no grupo”, afirmou.

O Paraná, destacou o governador, conta com dois portos, tem a maior produção de energia limpa do mundo e está estrategicamente próximo aos principais centros consumidores da América Latina. “Essa infraestrutura cacifa o Estado a pleitear uma maior participação econômica no Brics. Nosso projeto é transformar o Paraná no maior hub logístico da América Latina e também em um estado de vanguarda na questão da inovação”, disse Ratinho Junior.

Inovação

É justamente a área da inovação a grande prioridade da gestão brasileira frente ao Brics – o País assumiu em janeiro a presidência do grupo, que é rotativa e tem duração de um ano. “Há 13 grupos dentro do Brics dedicados à cooperação na área de ciência, tecnologia e inovação. Nosso objetivo é melhorar sua governança para que eles produzam, de forma integrada, resultados úteis para as sociedades desses países”, explicou Norberto Moretti, secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Itamaraty e sherpa (encarregado de alto nível) do Brasil no Brics.

O Paraná, que já se destaca mundialmente na área da inovação, pode se beneficiar dos acordos entre os governos. “O Paraná tem uma tradição de inovação que é contínua. Trazer essa mensagem de inovação ajudará as instituições científicas do Estado a receberem uma atenção internacional, abrindo a possibilidade de integração”, afirmou Moretti.

“Além disso, fazer a reunião do Brics aqui permite que os representantes do grupo conheçam as possibilidades do Estado. Isso ajuda a colocar cada vez mais Curitiba e o Paraná na rota de grandes eventos internacionais”, completou.

Presenças

Se reuniram com o governador os embaixadores da Federação Russa, Sergey Pogóssovitch Akapov; da Índia, Ashok Das; e da África do Sul, Joseph Ntshikiwane Mashimbye; o coordenador-geral de Mecanismos Inter-regionais do Itamaraty, Leonardo Gorgulho; o primeiro-secretário e coordenador adjunto de Mecanismos Inter-regionais, Guilherme Belli; o vice-diretor do departamento de Planejamento de Políticas Externas da Rússia, Pavel Knyazev; o cônsul-honorário da Rússia, Acef Said; o secretário de Relações Econômicas da Índia, T. S. Tirumurti; o secretário adjunto das Relações Econômicas Multilaterais da Índia, Suresh Reddy; o ministro-assistente do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhang Jun; o vice-diretor do departamento de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério de Assuntos Estrangeiros da China, Huang Yiyang; o vice-diretor para Ásia e Oriente Médio da África do Sul, Anil Sooklal; o diretor-chefe de Organizações Regionais da África do Sul, Dave Malcomson; e o presidente da Bienal Internacional de Curitiba, Luiz Ernesto Pereira.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.