Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O programa Criança Feliz será implementado no Paraná com uma abordagem diferente do restante o país, com ampliação da faixa etária atendida, de 6 para 12 anos, e dos serviços oferecidos. O programa será implantado no Estado na quinta-feira (18) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e o ministro da Cidadania, Osmar Terra.

“O programa vai ajudar as famílias, principalmente as mais pobres, no estímulo do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, quando surge a maior parte das suas competências, e também na segunda infância”, diz o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Lançado em 2016 pelo governo federal, o Criança Feliz integra ações nas áreas da saúde, assistência social, educação, justiça e cultura. O Paraná chegou a assinar a adesão ao programa em 2017, mas ele não foi colocado em prática.

O ponto central do Criança Feliz é a visita semanal de técnicos às casas das famílias de baixa renda para acompanhar e estimular o desenvolvimento das crianças até os 3 anos de idade. O programa atende também crianças de até 6 anos afastadas do convívio familiar. No Paraná, será estendido para a chamada segunda infância, com atendimento a crianças de até 12 anos.

De acordo com o diretor do Departamento de Assistência Social da Secretaria da Justiça, Fernando Castellano, além do aspecto de saúde e assistência, a intenção desta ampliação é impactar também na redução do número de adolescentes em conflito com a lei.

“Aqui no Estado teremos convênios que possibilitarão criar ações de lazer e brincadeiras para crianças da comunidade nos municípios com a implantação de brinquedotecas” destaca o diretor. Ele explica que também estão previstos o acompanhamento de mães detentas e seus filhos no sistema prisional e a busca de parcerias com universidades para a inclusão de profissionais de enfermagem e de odontologia no atendimento as crianças”, completa o diretor.

Segundo Leprevost, a política de proteção à primeira infância no Paraná receberá um importante reforço com o Criança Feliz. O programa vai se somar e agir em conjunto com, entre outros, a Força-Tarefa Infância Segura, que trabalha com ações de prevenção e repressão a crimes contra crianças.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.