Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programa Habitats PR de Inovação ajudou a fomentar iniciativas pelo Estado

O número de ambientes de inovação no Paraná cresceu cerca de 300% nos últimos três anos, de acordo com levantamento do Sebrae/PR. A quantidade de espaços de inovação acompanhados pela instituição passou de aproximadamente 25, em 2018, para mais de 100, neste início de 2021. Entre eles estão incubadoras, aceleradoras, hubs, parques tecnológicos, centros de pesquisa e desenvolvimento, bem como coworkings.

Ambientes de inovação são organismos dentro dos ecossistemas que acolhem e dão suporte aos empreendedores iniciantes, atraem e retêm mão de obra qualificada, aumentam as chances de sucesso de empresas que estão surgindo, contribuem para a geração de emprego e renda e ajudam a dar vazão aos projetos das instituições de ensino.

 “Vivemos um movimento que fortalece a inovação como ferramenta de desenvolvimento na capital e no interior do Paraná. Esse avanço significativo ocorre pelo crescente número de instituições e empresas privadas e públicas, que acreditam na inovação como agregador de valor e gerador de oportunidades”, pondera o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini.

Um dos pontos que favoreceram esse crescimento foi o Programa Habitats PR de Inovação. O programa ajuda a organizar os ecossistemas, envolvendo iniciativas que favorecem o intercâmbio de conhecimento e práticas produtivas entre empresas, universidades, instituições, incubadoras e governos. O trabalho tem foco na geração de negócios e promoção do desenvolvimento regional, a partir dos ativos de inovação e setor produtivo.

No ano passado, 23 espaços de inovação participaram do programa. No ciclo 2021, lançado agora, em maio, o número de habitats participantes ultrapassou os 40. Eles passarão por workshops, mentorias e terão apoio para elaborar um plano de ação. Serão mais de 100 pessoas qualificadas para atuar neste movimento. 

Com o programa, o Sebrae/PR identifica e aponta para ambientes de inovação que podem ajudar a fortalecer e a alavancar os ecossistemas potenciais em cada região.

 “Identificamos se há a necessidade de uma aceleradora de startups ou de um sistema que apoie empresas maiores, de acordo com o volume, densidade de inovação e outras características locais. A partir disto, ajudamos a instrumentalizar espaços existentes e auxiliamos a criação de novos”, explica Agostini.

O Sebrae/PR oferece ainda outras formas de apoio para os diferentes ambientes de inovação a exemplo do edital de Convênio com Incubadoras do Paraná para implantação do Modelo Cerne de Gestão; apoio à Rede Paranaense de Incubadoras e Aceleradoras (Reinova-PR); Oficinas e diagnósticos de modelagem de negócios para ambientes de inovação; apoio ao Sistema Paranaense de Parques Tecnológicos (Separtec).

Para conhecer a Comunidade Ambientes de Inovação, com conteúdos focados no desenvolvimento dessa temática, acesse: www.comunidadesebrae.com.br/inovacao.

Com o objetivo de tirar do papel um projeto para acelerar startups do setor eletrometalmecânico, o Sindicato das Indústrias, Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal Norte PR) se inscreveu no programa. A intenção é obter o “know-how” necessário para coordenar a criação de uma aceleradora e estruturar espaço físico na própria sede, que fica no centro de Londrina.

O presidente do Sindimetal Norte PR, Marcus Vinícius Gimenes, diz que tem participado ativamente da governança do setor, o Inovemm, e percebeu a necessidade de acolher e aproximar startups das empresas. “Queremos ser facilitadores desse contato”, afirma. A ideia é que, nessa aproximação, os empreendedores entendam as necessidades das indústrias e possam desenvolver soluções a partir de demandas reais. Para Gimenes, a aceleradora vai diversificar o portfólio de serviços do sindicato e beneficiar os associados.

Os ambientes de inovação

Estão instalados de forma física e digital em várias regiões e ecossistemas do Paraná. Na região Norte estão nas cidades de:

Londrina

Apucarana

Santo Antônio da Platina

Santa Mariana

Assaí

Ibiporã

Cambé

Rolândia

Jacarezinho

Cambará

Andirá

Bandeirantes

Wenceslau Braz

Ibaiti

Siqueira Campos

Cornélio Procópio

Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.