Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, assinou nesta quarta-feira (02), em Curitiba, o Certificado de Adesão do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) ao Movimento Nacional Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para a Agenda 2030. Já estão comprometidos com os ODS líderes mundiais de 193 Estados-Membros da ONU, que participaram da Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.

Com este documento, o Paraná assume o compromisso de buscar efetivar os 17 objetivos, os princípios e as metas para chegar ao desenvolvimento sustentável e para atender as necessidades da atual e das futuras gerações. “Vamos deixar nossas digitais na construção deste sonho”, disse Ratinho Junior.

Este compromisso, com os 17 objetivos, inclui a luta para erradicar a pobreza; chegar à fome zero e à agricultura sustentável; à saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; a redução da desigualdade; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida da água, vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação.

Sobre todos eles, a representante da ONU, presidente da Organização Mundial das Famílias, Deise Kusztra,. Disse que são milhões de possibilidades, respeitando cada cultura, as pessoas, o Planeta, a prosperidade, parceria e paz entre os povos.

Kusztra deixou claro que todos são considerados universais, indivisíveis e interligados. Ela também pediu que todos se imbuíssem do slogan “No one left behind” (Não deixe ninguém para trás, em tradução livre).

O secretário Ratinho Junior, que é superintendente do Paranacidade, lembrou que as três dimensões citadas, para o desenvolvimento sustentável, incluem a economia, o ambiente e a sociedade.

PARCERIAS - Do evento também participaram o diretor geral da Secretaria, João Carlos Ortega, diretores do Paranacidade, os presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche; e o da Copel, Antonio Sergio de Souza Guetter; ambos da Secretaria Executiva do Movimento ODS

Ainda, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos ODS, secretário para Assuntos Estratégicos e da Secretaria de Mobilização do Movimento Nós Podemos Paraná, Edgar Bueno; o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado estadual Hussein Bakri; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães.

Mais o secretário executivo adjunto do Movimento ODS, Maurício Degelmann; representante do Programa Cidades do Pacto Global da ONU, Rosana de Souza; do Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães; do gabinete da vice-governadoria e o secretário-executivo adjunto do Movimento Nós Podemos Paraná, Nemécio Müller; e o analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Farias, que apresentou o evento.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.