Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de agora, pessoas residentes no Paraná com 60 anos ou mais poderão optar por incluir a expressão “idoso” em sua carteira de identidade. A escolha foi facultada como resultado de recomendação administrativa expedida pela Promotoria de Justiça das Comunidades, do Ministério Público do Paraná, ao Instituto de Identificação do Paraná.

De acordo com o MPPR, a medida contribui para que a população idosa possa comprovar mais facilmente a sua condição e usufruir de benefícios como receber atendimento preferencial junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços e participar de programas do governo específicos.

Anteriormente, esse destaque era feito automaticamente nas carteiras de identidade das pessoas maiores de 65 anos de idade. Agora, o próprio cidadão decide se quer incluir ou não a informação, no momento da requisição do RG ou da solicitação de segunda via. A recomendação foi fundamentada no art. 1º do Estatuto do Idoso, que reconhece como idosa a pessoa que completa 60 anos, tendo o Instituto de Identificação acatado a orientação.

Ascom/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.