Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Portal EscrituraSimples fica disponível 24h para acesso dos usuários

Solicitar uma escritura de transferência imobiliária sem sair de casa é realidade no Paraná. Por meio do portal EscrituraSimples, o cidadão realiza o pedido pelo computador ou celular, basta estar com acesso a internet. A ferramenta, desenvolvida pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), com o apoio de suas seccionais estaduais, tem o objetivo de facilitar a vida do usuário reduzindo os gastos com tempo e deslocamento até os tabelionatos de notas.

O notário e presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Angelo Volpi Neto, destaca que iniciativas como essa são muito importantes. “O portal agiliza a vida do usuário, que pode dar início ao procedimento a qualquer momento, de qualquer lugar, tudo de maneira remota. A partir daí, o serviço já está encomendado no cartório, que vai providenciar toda a documentação necessária para a elaboração da escritura”, explica.

Com isso, o processo de solicitação foi reduzido para duas etapas. O primeiro passo consiste no acesso ao site, por parte do interessado, que precisará preencher dados básicos sobre o imóvel e as partes envolvidas na negociação (vendedor e comprador), escolher as certidões que deseja emitir e o tabelião, caso tenha um de preferência. A última etapa é a assinatura da escritura, que deve ser feita pessoalmente pelas partes no cartório ou em um local de escolha.

No dia da assinatura da escritura não é necessário levar nenhum documento referente ao imóvel, apenas os de identificação pessoal. “O próprio cartório vai localizar os documentos e as certidões e, depois, no momento da assinatura, será conferida apenas a identidade das partes”, afirma o presidente da Associação. Volpi ressalta ainda que o site facilita o processo, mas mantém a segurança do ato, preceito base das atividades notariais.

No portal, ainda é possível acompanhar o andamento da escritura solicitada, por meio de um número de identificação do pedido. Além disso, a própria ferramenta calcula o valor aproximado do serviço com base nas certidões e a escritura solicitadas. Cartórios de outros estados também já aderiram à plataforma, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e o Distrito Federal.

O procedimento

O portal fica disponível para acesso 24 horas e para solicitar a escritura de transferência imobiliária basta seguir os passos abaixo:

Acessar o site escriturasimples.org.br e clicar na aba “Solicite sua escritura”;

Preencher as informações sobre o imóvel e as partes;

Escolher o tabelionato e o escrevente de preferência, caso tenha;

Selecionar as certidões que deseja que sejam emitidas;

Acompanhar o andamento da solicitação por meio do número de identificação gerado após o pedido;

O cartório entrará em contato para agendar a data da assinatura do documento, quando a escritura estiver pronta.

Asimp/Anoreg-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.