Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo do Paraná quer estreitar as relações culturais e comerciais com a Polônia. O vice-governador Darci Piana recebeu na segunda-feira (18) a cônsul do país em Curitiba, Dorota Bogutyn, e uma comitiva da cidade de Poznań, formada pelo prefeito Jan Grabkowski Starosta e membros das secretarias da prefeitura.

Darci falou que é grato pela pelos imigrantes poloneses que vieram para o Estado e que a parceria com eles foi essencial para o desenvolvimento das cidades e dos municípios onde vivem. “Nosso Paraná só chegou onde está hoje por causa da colaboração de quem vêm de fora, como os poloneses”, disse ele.

Piana afirmou que o Paraná está disposto a dar sequência na parceria produtiva com o país em todas as áreas. Na área gastronômica, o vice-governador disse que quer fomentar ainda mais a culinária polonesa no Estado por meio da parceria em eventos voltados à área.

Intercâmbio

Outro assunto tratado na reunião foi o intercâmbio de estudantes. A comitiva Poznań quer, no futuro, desenvolver uma parceria para enviar jovens da cidade para o Paraná e vice-versa. “Acreditamos que as crianças e adolescentes podem colaborar com a divulgação das culturas”, disse o prefeito da cidade.

O vice-governador relatou que o Estado estuda um programa para enviar estudantes de escolas paranaenses que se destacam para outros países, e a Polônia pode ser um deles. “Uma medida positiva que com certeza vai reforçar nossa parceria”, disse a cônsul do país.

Presenças

Participaram da reunião a secretária de Finanças de Pozna, Renata Ciurlik; a secretária da prefeitura, Magdalene Byczkowska; a diretora do gabinete do prefeito, Katarzyna Wozinska; o diretor de assuntos internacionais e promoção, Tomasz Morawski; o empresário Stefan Kaczmarek; o presidente do geminações de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim; e o vice-presidente de geminações de São José dos Pinhais, Elza Delage.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios