Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto do Sebrae/PR em parceria com entidades empresariais tem balanço anual divulgado e crescimento foi quase 20% maior do que o registrado no ano anterior

Cerca de 130 pessoas, entre presidentes, representantes e colaboradores de associações, prefeituras, cooperativas de crédito e universidades do Paraná participaram, na última quarta-feira (1°), do 2° Encontro Estadual dos Pontos de Atendimentos do Sebrae/PR. O evento, em Curitiba, apresentou um balanço dos atendimentos realizados pelo projeto no Estado. Trata-se de uma parceria que prevê um ponto de atendimento exclusivo aos empreendedores funcionando dentro da sede das entidades empresariais. Os espaços favorecem o acesso dos micro e pequenos empresários ao portfólio de produtos e serviços do Sebrae/PR.

Em 2016, foram mais de 19 mil atendimentos realizados nestes espaços em todo o Paraná. Um crescimento de quase 20% em relação ao registrado no ano anterior. Entre os dados divulgados estão a promoção de 449 oficinas, 93 cursos presenciais, 67 palestras e 51 seminários, além de mais de 35 mil orientações prestadas nos pontos de atendimento ao empreendedor espalhados por todas as regiões do Paraná.

O evento também serviu para o fortalecimento da rede de parceiros, para definição de novas estratégias para 2017, compartilhamento de boas práticas e apresentação de cases de sucesso. Segundo a consultora do Sebrae, Sandra Trujillo Costa, os pontos de atendimento são fundamentais na integração de municípios e no desenvolvimento de micro e pequenas empresas. “Juntas as entidades empresariais se reúnem para planejar e pensar o desenvolvimento local”, justifica.

O planejamento das ações também é compartilhado. Uma das exposições mostrou a atuação integrada entre os municípios para o desenvolvimento das regiões. “As reuniões do comitê são itinerantes e acontecem cada vez em uma cidade diferente. Os conteúdos são compartilhados e aplicados em cada município do entorno pensando no crescimento conjunto”, reforça. O modelo está dando tão certo que o Sebrae já estuda aumentar os Pontos de Atendimento no Estado. Atualmente são 41 funcionando no Paraná.

Alguns destaques em números de atendimentos foram apresentados. Entre eles, índices elevados em relação à média estadual. Palmas, no sul do Estado, obteve a maior adesão de clientes atendidos no programa Clube do Empreendedor. Um crescimento de 46,9% em 2016, em relação ao ano anterior, sendo a média nas demais regiões de 24,53%. “O resultado é consequência das parcerias, de uma gestão conjunta e participativa. Mantivemos em nosso pacote as ações que deram certo e, para 2017, vamos ter de repensar algumas estratégias e nos reinventar. Temos um grande desafio pela frente e um objetivo comum que é continuar crescendo e sendo referência em nossa cidade”, defende o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Palmas (ACIPA), Daniel Langaro.

Parceiro do Sebrae/PR na região de Curitiba, a ACIAP, de São José dos Pinhais, também prestigiou o evento. O presidente da entidade, Claudemir Gibrim, falou sobre a importância da continuidade da parceria e planos para este ano. “Na medida em as oportunidades estão abertas não só aos associados, mas a todos os moradores que buscam se aperfeiçoar profissionalmente, nossa parceria contribui para o desenvolvimento e crescimento de toda a atividade empresarial da cidade. Para 2017, a intenção é estreitar ainda mais os laços com o Sebrae-PR para ampliar o leque de cursos e treinamentos oferecidos. O trabalho que vem sendo realizado até o momento é bem visto pelos associados, tem rendido bons resultados, e mais importante ainda, é que tem feito a diferença na cidade”, resume.

Ao final do encontro foram premiados seis pontos e agentes de atendimentos tiveram os melhores desempenhos: Ponto de Atendimento de Colombo, com a agente Jessica Godoi;  Ponto de Atendimento de Irati, com o agente Fabio Prado; Ponto de Atendimento de Chopinzinho, com a agente Josiane Moschen; Ponto de Atendimento de Rolândia, com a agente Marry Joly Fontanella; Ponto de Atendimento de Maringá, com a agente Rafaela Pinha Jonas; e Ponto de Atendimento de Quedas de Iguaçu, com o agente de atendimento Dihego da Costa. O destaque estadual foi o Ponto de Atendimento de Quedas de Iguaçu.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.