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Reconhecimento nas categorias Ouro, Prata e Bronze foi concedido a 41 PAs de todo o estado por bons índices em atendimento

Durante encontro estadual, realizado na quinta-feira (14), nas regionais em Londrina, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Maringá e Pato Branco, o Sebrae/PR concedeu o Selo de Referência em Atendimento 2019 a 41 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs) do estado. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competividade dos pequenos negócios. Dos 43 Pontos de Atendimento do Paraná, 41 aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela.

O Ponto de Atendimento ao Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae/PR e funciona em parceria com associações comerciais, sindicatos, cooperativas de crédito e instituições de ensino superior. O objetivo é que estes espaços conectem os empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros.  Os espaços levam orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

 “A rede de Pontos de Atendimento é importante porque atinge quase todo o Paraná levando soluções para as pequenas empresas. Hoje [quinta-feira], em seis eventos simultâneos, reunimos os PAs e tratamos dos principais desafios e dos investimentos que estamos fazendo para oferecer o melhor serviço possível ao empreendedor paranaense”, detalhou Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

No Paraná, são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor que, juntos, desenvolvem as atividades em 327 municípios. Em 2018, 22.795 empreendedores foram atendidos nos PAs do estado. Os serviços mais procurados foram orientação (com 17.476 atendimentos); informação (com 8.788) e consultorias (com 2.877). Além disso, os Pontos também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, 6 missões e 3 feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.

Premiados

Agente do PA de Rolândia, Letícia Favorito Neves, recebe o prêmio da consultora do Sebrae/PR Leda Terabe.a

A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.

Os seis PAs localizados no norte do Paraná foram premiados com o selo, três com ouro (Andirá, Cornélio Procópio e Rolândia), dois com prata (Cambé e Londrina-Unifil) e um com bronze (Ibiporã). A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, destaca que o selo faz parte da estratégia da entidade para garantir a satisfação do cliente e a excelência no atendimento. “O selo norteia a qualidade no atendimento e como o cliente enxerga esse canal. Isso tem incentivado cada vez mais os nossos parceiros a buscarem a excelência, já que se trata de um reconhecimento estadual”, explicou.

 

Agente do PA de Cornélio Procópio, Ariel Henrique Moraes dos Santos, recebe o reconhecimento do consultor do Sebrae/PR José Romeu do Amaral Neto

O agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Cornélio Procópio, Ariel Henrique Moraes dos Santos, comemorou o ouro e atribuiu o reconhecimento ao suporte e assessoria oferecidos pela Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio (ACECP) e Sebrae/PR. “Procuramos sempre agir o mais rápido possível, buscando ajuda para solucionar as dúvidas dos empresários, para que eles saiam do PA satisfeitos”, contou.

O PA de Andirá também levou o selo na categoria ouro. A agente do PA no município do norte pioneiro, Caroline Enferdi Manso, disse que o ponto, fundado em 2015, realiza uma média de 2,5 mil atendimentos por ano. Para ela, o selo é o resultado de muito trabalho, dedicação e comprometimento, além do apoio dos parceiros. “Ano passado selamos como prata e este ano alcançamos o ouro. É muito gratificante”, afirmou.

A consultora do Sebrae_PR Camila Eduarda dos Santos entrega a premiação para a agente do PA de Andirá, Caroline Enferdi Manso.

Rolândia possui um dos PAs mais antigos do norte do Paraná, fundado em 2008. A agente do Ponto de Atendimento ao Empreendedor, Letícia Favorito Neves, que trabalha há dois anos no espaço, disse que, no seu primeiro ano, conquistou o selo Prata e em 2019 veio o Ouro. “É o reconhecimento do nosso esforço de oferecer um bom atendimento, chamar os empresários para participar dos cursos e consultorias”, apontou.

Na categoria Bronze, foram reconhecidos os PAs de Curitiba – CIC – Positivo, Pinhais, Astorga e Ibiporã. Na Prata, os PAs de Telêmaco Borba, Campo Largo, São José dos Pinhais, Paranavaí, Goioerê, Campo Mourão, Maringá, Nova Esperança, Cambé, Londrina – Unifil, Santa Helena, Guaíra, e Chopinzinho foram reconhecidos. Os Pontos de Atendimento de Irati, Pitanga, Jaguariaíva, Guaratuba, Loanda, Cianorte, Andirá, Cornélio Procópio, Rolândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Laranjeiras do Sul, Cascavel – Amic, Cascavel – Acic, Assis Chateaubriand, Quedas do Iguaçu, Palotina, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Realeza, São Mateus do Sul, União da Vitória, Capanema e Santo Antonio do Sudoeste conquistaram o Selo Ouro.

Amanda de Santa/Asimp/Sebrae

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