Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O comitê de Olho na Transparência, organização formada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), Conselho Regional de Economia do Paraná (Corecon-PR), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap-PR), reconheceu o Portal da Transparência do Governo do Paraná como um dos mais eficientes e ágeis do Estado. 

O reconhecimento foi formalizado por meio de ofício enviado ao governador Beto Richa. “Analisamos portais da transparência de todo o estado e de diversos órgãos – inclusive de empresas de economia mista - e o do Executivo é um dos que apresentam as informações com mais clareza”, afirma o economista e presidente do comitê, Gilberto Coelho de Miranda Junior. 

De acordo com o economista, o Portal da Transparência do Paraná atende às exigências da entidade. “Leva aos cidadãos as informações em poucos cliques, de forma descomplicada e rápida”, ressalta Miranda Junior, explicando que o comitê monitora regularmente os portais para garantir que atendam a Lei da Transparência, que determina que órgãos públicos prestem informações sobre receitas e despesas. “Caso o comitê perceba inconsistência sugere ao órgão mudanças”, informa. 

ATUALIZAÇÃO - O portal da Transparência do Paraná foi lançado em 2012, e desde então passou por mudanças significativas. A versão atual entrou no ar em 2016 e se consolidou como uma importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e governo. São cerca de 60 mil acessos mensais. 

O portal traz informações completas sobre as receitas e despesas do governo, dados sobre a folha de pagamento dos servidores, entre outras questões, em alinhamento pleno com a Lei de Acesso à Informação. O site inclui gráficos e links para facilitar o usuário na leitura dos dados. 

A plataforma é gerenciada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social, mas a atualização dos dados envolve todas as áreas da administração, e é feita de forma regular e varia de acordo com tipo de informação prestada. No caso das licitações, por exemplo, é em tempo real, enquanto os salários dos servidores são publicados uma vez por mês. “A premissa do site é levar a informação ao cidadão com apenas um clique”, afirmou o secretário Deonilson Roldo. 

Para isso, o planejamento de melhorias é constante, informa o secretário. Em quatro anos, o Portal ganhou duas novas versões, com mudanças no layout e inclusão de novos campos de busca. “A transparência é uma diretriz de governo e a busca pelo aprimoramento do portal é contínua”, reforça o secretário.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.