Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “Tenho recebido diversas reclamações de preços abusivos em testes particulares para a Covid-19. Por conta disso, estou apresentando um requerimento ontem (27), na Assembleia Legislativa do Paraná, solicitando imediata atuação do Procon para impedir possíveis abusos de preços nos testes particulares”, destacou o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) os testes mais comuns para a detecção da doença são os de anticorpos, conhecidos como “testes rápidos” e o RT-PCR, também chamado de molecular, ambos realizados apenas com indicação médica.

Os testes rápidos não detectam o vírus, mas sim os anticorpos, as substâncias de defesa produzidas pelo sistema imunológico para combatê-lo. Já o teste RT-PCR consegue detectar o material genético do vírus, sendo o mais eficaz. Além disso a SBPC alerta para a qualidade dos testes rápidos que vem se apresentando no mercado que precisarão ser avaliados com cautela para conhecer a qualidade dos resultados de cada um dos fabricantes.

 “Muitas pessoas que apresentam sintomas da doença, antes de se deslocarem até as Unidades de Saúde de referência, procuram antes a rede particular para a realização do teste. Com o intuito de prevenção aos possíveis abusos de preços praticados por laboratórios e/ou farmácias que realizam o teste particular para a Covid-19, é que solicitamos a intervenção do Estado para defesa do consumidor paranaense”, explicou o deputado.

O requerimento foi endereçado ao governador Ratinho Junior e ao secretário estadual de Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.