Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dois problemas que se arrastavam há pelo menos dez anos foram solucionados com a aprovação do projeto por unanimidade na Assembleia Legislativa.

 “É um dia histórico para as universidades estaduais e hospitais universitários que passam a contar com a regularização dos cargos e a regulamentação das gratificações. Conseguimos resolver um dos maiores problemas que era a distorção que existia entre os cargos das universidades e os questionamentos que vinham todos os anos.  Outro ponto que angustiava boa parte dos servidores que tiveram corte da gratificação - inclusive da área de saúde, dentro dos hospitais universitários - era a falta de regulamentação do TIDE administrativo. Conseguimos equacionar dois problemas que se arrastavam há pelo menos dez anos”, afirmou o relator do projeto, deputado Tiago Amaral (PSB).

Tiago Amaral relatou o projeto em três comissões: CCJ, Finanças e Tributação e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. 

Cada universidade terá direito a uma quantidade de gratificações por TIDE administrativo. Houve corte de 390 cargos comissionados (no total eram 480, mas nem todos estavam ocupados), mas com mudanças nos valores pagos. O projeto traz segurança jurídica para as Universidades, na medida em que define cargos e funções, estipula uma tabela de valores e evita negociações que eram realizadas anualmente para renovar contratos de assessores externos, bem como para os cargos comissionados e para as funções gratificadas.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, afirma que a medida atende os debates feitos no ano passado, entre as instituições e o governo. Ele explicou que o projeto estadual consolidou a estrutura administrativa do HU (Hospital Universitário) e da Universidade. “Essa lei não previa os cargos do HU de Londrina e de nenhum outro na estrutura das universidades. De 2010 até agora, todo ano prorrogávamos a aplicação da lei para não perder os cargos que já existiam dentro dos hospitais universitários”

Rosi Guilhen/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.