Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 29 de agosto de 1853 Dom Pedro assinou a Lei Imperial 704, emancipando o Paraná do estado de São Paulo

O Projeto de Lei n. 542/2019, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), que tramita na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) propõe que o dia 29 de agosto seja declarado a Data Magna do Estado. Nesta data foi assinada a Lei Imperial 704 por Dom Pedro II, no ano de 1853, dando início ao Paraná a partir da província de Coritiba, emancipando-se do estado de São Paulo.

O projeto tem como objetivo resgatar a memória histórica da emancipação, seu significado político e sua relevância para consolidar a integração sociocultural dos paranaenses. A proposta também prevê que que o Governo do Estado, Assembleia Legislativa e Judiciário promovam comemorações e festejos cívicos alusivos à data durante o expediente e estimula que os municípios e entidades da sociedade civil façam celebrações.

A iniciativa do parlamentar foi motivada pelas ações já desenvolvidas em 29 de agosto pelo Movimento Pró-Paraná, ente de integração e relações institucionais do Estado. Além do movimento, outras sete entidades já manifestaram apoio ao projeto de lei: Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, Academia Paranaense de Letras, Academia de Cultura de Curitiba, Instituto Democracia e Liberdade, Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Centro de Estudos Brasileiros do Paraná e Associação Paranaense de Imprensa.

“Somos um Estado grande, com uma história rica e fundamental para o Brasil. Dia 19 de dezembro é importante para o Estado, porém foi em 29 de agosto que o Paraná nasceu, e a partir de então que se tornou o que é. É nossa função como legisladores manter a história viva”, ressalta o deputado.

O PL que destaca a importância histórica da data para o Estado está sendo analisado na Alep e aguarda parecer da Comissão de Cultura da Casa.

Rubens Jacopeti/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.