Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os deputados estaduais retomam na sessão plenária remota de segunda-feira (28) os debates sobre os projetos do Poder Executivo que propõem a criação de até 200 colégios cívico-militares no Paraná e mudanças no processo de escolha dos diretores da rede pública de ensino.

O PL 543/2020, que trata dos colégios cívico-militares, está em análise de segundo turno e aguarda a votação do parecer, na Comissão de Constituição e Justiça, sobre a emenda e o substitutivo geral apresentado pelos deputados.

Já o projeto 565/2020, que trata da eleição dos diretores, aguarda a votação do parecer sobre o projeto na Comissão de Educação. Na sequência o projeto será analisado em primeiro turno na sessão plenária.

As duas propostas tramitam em regime de urgência e em sessão extraordinária estão previstas as votações em terceiro e segundo turnos, respectivamente.

Cicloturismo

O incentivo ao uso da bicicleta e ao turismo ecológico é um dos objetivos do projeto de lei 256/2019, do deputado Goura (PDT). A proposta institui a Lei do Cicloturismo do Paraná e será analisado em segundo turno com uma emenda do próprio autor que define como será a execução da lei para a criação dos traçados das rotas a fim de integrar os municípios e regiões que compõem os diferentes circuitos cicloturisticos.

Utilidade pública

Dois projetos em pauta concedem o título de Utilidade Pública. O projeto de lei 374/2020, do deputado Hussein Bakri (PSD), está em análise de segundo turno e concede o título ao Núcleo Criança de Valor, da cidade de Foz do Iguaçu.

Já o projeto de lei 18/2020, do deputado Subtenente Everton (PSL), concede o mesmo título à Associação Adote com Consciência, da cidade de Curitiba, em votação de primeiro turno.

Homenagens

5 de abril poderá ser considerado o Dia do Londrina Esporte Clube. É o que determina o projeto de lei 787/2019, do deputado Boca Aberta Junior (PROS), que será votado em primeiro turno. A data marca a fundação do time de futebol ocorrida no ano de 1956.

Também em primeiro turno, está na pauta o projeto de lei 503/2020, do deputado Luiz Carlos Martins (PP), que concede o título de Capital Estudantil do Norte Pioneiro ao município de Jacarezinho.

Segundo o autor, a cidade merece esse título visto que os “números atuais seguem comprovando a vocação de Jacarezinho para a prestação de serviços de educação, em todos os níveis, do ensino infantil ao ensino superior, com destaque para a presença de um campus da Universidade Estadual do Norte Pioneiro na cidade e outro do Instituto Federal do Paraná. Dos cerca de 5.000 alunos da UENP, 2.212 são estudantes de graduação no Campus Jacarezinho, com seus 11 cursos. E o campus do Instituto Federal do Paraná da cidade conta com cerca de 900 alunos”.

Por fim, em votação de segundo turno o projeto de resolução 10/2020 da Comissão de Tomada de Contas da Assembleia, que trata da prestação de contas dos deputados referente ao mês de janeiro de 2020.

ALEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.