Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A aprovação na Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Governo Federal, é a primeira etapa para obtenção do financiamento junto ao BID para a construção de escolas de referência em educação profissional e investimentos em tecnologias educacionais no Paraná.

A proposta de financiamento externo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a construção de escolas de referência em educação profissional e investimentos em tecnologias educacionais no Paraná foi aprovada pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), do Governo Federal.

A aprovação na Cofiex é a primeira etapa para obtenção de financiamentos externos. O Programa de Educação para o Futuro, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte prevê investimentos de R$ 500 milhões.

“Foi dado um sinal verde pelo Governo Federal para detalharmos uma proposta junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. Essa é a etapa mais difícil, então vencemos um obstáculo importante”, explica o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica, Nicolas Powidayko.

Desafios

O Programa Educação para o Futuro propõe a construção de instituições de referência em educação profissional com capacidade de atendimento de 2 a 3 mil estudantes e um modelo pedagógico inovador, voltado a preparar os jovens paranaenses para os desafios e o mercado de trabalho do século 21.

As instituições terão uma infraestrutura de excelência, com bibliotecas, telecentros, laboratórios de ciências, computação e inovação, quadras poliesportivas, teatro, ateliê e espaços para oficinas. O modelo é semelhante ao adotado por instituições de referência vinculadas ao Serviço Social da Indústria (Sesi).

Além da construção das escolas de referência, o Programa Educação para o Futuro prevê projetos para o fortalecimento da educação profissional e investimentos em tecnologias educacionais e formação docente para toda a rede pública estadual do Paraná.

A ideia é que as escolas sejam espaço de desenvolvimento não apenas para os estudantes, mas também polo de inovação e de desenvolvimento econômico e social para toda a comunidade.

“O programa propõe investir em tecnologias educacionais e construir uma proposta pedagógica que torne a escola mais atrativa aos jovens, contribuindo para elevar a frequência escolar e reduzir o abandono e a evasão, e fortalecer e expandir a educação profissional, ajudando a elevar a empregabilidade dos alunos concluintes”, explica Powidayko.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.