Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou ontem (31) o decreto que transfere a sede do Executivo Estadual para Cascavel, no Oeste do Paraná, nos dias 7 e 8 de fevereiro (quinta e sexta-feira). Uma série de reuniões de trabalho, com a participação dos secretários de Estado e presidentes de autarquias e empresas públicas, está sendo agendada, incluindo encontros com lideranças e prefeitos da região.

A agenda coincide com o Show Rural Coopavel, evento que abre o calendário agropecuário brasileiro e acontece entre os dias 4 e 8 de fevereiro na cidade. O governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana vão despachar e atender à população na própria feira. Também está prevista, para a sexta-feira, uma visita da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, que vem pela segunda vez ao Paraná. Esta será a quarta visita ministerial ao Estado em menos de um mês.

 Ratinho Junior afirmou que a transferência é uma forma de aproximar o governo da população. Dentro da programação agendada para os dois dias de interiorização, está a reunião do secretariado, que acontece na quinta-feira. “Queremos implantar este modelo de interiorização no Paraná, para colocar o governo mais próximo da população e fortalecer o Interior”, afirmou o governador. A ideia, explicou ele, é fazer uma agenda de trabalho para debater temas que envolvam as áreas de infraestrutura e agricultura, por exemplo, e criar uma pauta com os deputados e lideranças da região.

“É também uma maneira de prestigiar o Show Rural, que é uma feira extremamente tecnológica e apresenta o que há de melhor no mundo em termos de inovação”, destacou Ratinho Junior. “Como o agronegócio é nossa matriz econômica, a ideia é fazer com que o poder público possa estar mais presente, fortalecendo cada vez mais esse setor no Estado”, disse.

Reuniões

Uma reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) também está agendada para a próxima semana em Cascavel, além de encontros com cooperativas, empresários, com representantes do G8, grupo que reúne entidades do município, e do grupo Oeste em Desenvolvimento.

“Fazer uma movimentação desse tamanho nos primeiros meses de governo é um sinal de respeito à nossa população”, afirmou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos. “Teremos a presença do governo, que estará em Cascavel trabalhado por todo o Paraná, mas claro, encaixando temas que são de interesse da região”, disse.

Todo o estado

De acordo com o superintendente da Casa Civil, Gugu Bueno, o Governo do Estado está formulando um cronograma de interiorizações para atender todas as regiões do Paraná. “A aproximação do governo em todas as regiões, com toda a sua estrutura, é uma determinação do governador, porque o Interior é muito importante para o desenvolvimento do Paraná”, disse.

Segundo ele, já está sendo trabalhado um calendário. A intenção é que o Governo do Estado passe em todas as regiões ao longo do mandato. Assim que terminar este evento em Cascavel, começa a ser trabalhada a próxima interiorização.

“Teremos em Cascavel uma agenda de trabalho com o governador e os secretários. É uma oportunidade para discutir de maneira segmentada os problemas da região com os prefeitos, lideranças e entidades de classe. Será um momento importante para o governo e uma oportunidade única para o Oeste do Paraná”, afirmou Bueno.

Presenças

Participaram do encontro o vice-governador Darci Piana; os secretários do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o presidente da Ferroeste, André Luiz Gonçalves; e os deputados estaduais Hussein Bakri, Galo, Fernando Francischini, Coronel Lee, Marcel Micheletto, Soldado Adriano José, Emerson Bacil, Delegado Fernando, Nelson Luersen, Paulo Litro e Ademir Bier.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.