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Pontos de Atendimento ao Empreendedor levaram soluções a mais de 22 mil paranaenses, em 2018

No dia 14 de março, atendentes e agentes dos 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PAs), no Paraná, estarão reunidos em suas respectivas regiões para aprimoramento, celebrar resultados e conhecer os que levarão o Selo de Referência em Atendimento.  Em 2018, foram realizados 22.795 atendimentos nesses espaços em todo Paraná.

Os PAs são espaços que conectam os empreendedores (que pretendem abrir um negócio ou que já têm empresa consolidada) aos produtos e serviços do Sebrae/PR e seus parceiros.  A atuação leva orientações em áreas como acesso a mercados, melhoria em processos, inovação, tecnologia, aumento nas vendas, redução de custos e compras públicas.

No Paraná são 43 Pontos de Atendimento ao Empreendedor estruturados por meio de parceria entre Sebrae/PR, associações comerciais e parceiros locais. Juntos envolvem 327 municípios. Em 2018, os serviços mais procurados foram orientação (17.476 atendimentos); informação (8.788) e consultorias (2.877). Além disso, os Pontos também realizaram 348 oficinas, 169 palestras, 51 rodadas de negócios, 111 cursos, 65 seminários, 6 missões e 3 feiras. Na avaliação dos clientes referente ao período, os PAs obtiveram índice de 9,31 em satisfação geral e 8,69 de aplicabilidade nos conteúdos.

Ricardo Fernandes dos Santos, empresário do ramo manutenção de automóveis em Cascavel, região oeste do Paraná, procurou o Ponto de Atendimento ao Empreendedor localizado junto à sede da Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Oeste do Paraná (Amic), para melhorar serviços da empresa.

“Procuramos o PA por dois motivos: já tínhamos relatos de pessoas que fizeram um curso e gostaram das perspectivas propostas pelo conteúdo. O segundo, porque vimos estas mesmas pessoas melhorando, significativamente, os seus negócios. Motivados por experiências positivas, procuramos a programação, participamos de treinamentos e fizemos alguns cursos, entre eles o Gestão de Qualidade, que fez grande diferença na nossa empresa”, relata.

O Encontro Estadual dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor será realizado no dia 14 de março, de maneira simultânea em Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba. Neste ano, a temática gira em torno da inovação, tendências e experiências.

“O evento vai focar em preparar os agentes para que eles possam melhorar os atendimentos aos empreendedores, oferecendo novas estratégias e apresentando referências que estão atendendo às principais mudanças nos modelos de negócio. Por isso, as palestras serão transmitidas ao vivo, de forma simultânea, e abordarão temas como excelência em atendimento, transformação digital e sustentabilidade dos negócios”, explica o consultor do Sebrae/PR e coordenador estadual dos Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Willian Braga Tomaz.

No dia 14 também serão revelados os vencedores do Selo de Referência em Atendimento. O objetivo do Selo é reconhecer a rede de parceiros pelo desempenho no atendimento aos empreendedores e empresários, na promoção da sustentabilidade e competividade dos pequenos negócios.

A avaliação para obtenção do Selo baseia-se nos quesitos Atendimento (Qualidade, Efetividade e Aplicabilidade; Atendimento ao Cliente e Estrutura Física), Soluções para Clientes (Soluções Diversificadas) e Gestão (Planejamento, Capacitação do Atendente, Cadastro de Clientes e Parâmetros Mínimos de Desempenho). Pontos de Atendimento que obtiveram entre 75 e 80 pontos receberam o Selo Bronze; de 81 a 90, o Prata; e acima de 91, o Selo Ouro.

Dos 43 Pontos de Atendimento do Paraná, 41 aderiram ao processo para obtenção do Selo e todos alcançaram a pontuação mínima necessária para receber a chancela que poderá ser Ouro, Prata ou Bronze. Essa informação, somente no dia 14 de março.

Amanda de Santa/Asimp/Sebrae

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